Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Responsabilidade Social - Dia Nacional da Construção Social



O evento anual é realizado pelo Sinduscon-BA em parceria com o SESI com o objetivo de integrar trabalhadores e empresas e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria da construção e do mercado imobiliário e seus familiares. As ações desenvolvidas se baseiam em três pilares: saúde, cidadania e lazer. Além da importância de melhorar de maneira prática a qualidade de vida dos trabalhadores do setor a iniciativa gera motivação e ainda ganhos em produtividade. O Dia Nacional da Construção Social é promovido pelo Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e é realizado simultaneamente em 18 Estados e no Distrito Federal no mês de agosto.

2010

sinduscon-01.jpg

A quarta edição do Dia Nacional da Construção Social na Bahia, realizado no dia 21 de agosto, teve um saldo significativo, com um total de 20.090 atendimentos, sendo que as atividades de lazer foram responsáveis por 7.312, seguidas dos serviços de saúde, com 6.608 e 3.746, de educação. “Um evento como este só seria possível com a participação do SESI e dos trabalhadores, que chamo de companheiros porque assim os considero. Este foi um dia de alegria para o SINDUSCON, pois demonstra o reconhecimento do trabalhador e suas famílias” afirmou o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima. Foram mais de cem serviços oferecidos entre emissão de documentos, exames e orientação sobre saúde, oficinas de educação e programação cultural.


2009

sinduscon-02.jpg

O evento realizado no dia 22 de agosto no Sesi-Retiro foi responsável por emitir documentos, realizar avaliações de saúde, vacinação, atividades culturais e esportivas. Foram 112 serviços nas áreas de cidadania, saúde e lazer oferecidos a 3.457 pessoas.


A terceira edição do mutirão solidário resultou em 21.207 atendimentos, 84,9% maior que em 2008, quando foram realizados 11.469 atendimentos. Ao contrário de 2008, os serviços da área de cidadania foram os mais demandados, com um total de 8.199 atendimentos. Já os de saúde somaram 8.053 e cidadania 4.955.


2008

sinduscon-03.jpg

Em 2008, foram realizados 11.469 atendimentos em uma série de serviços gratuitos com destaque para aqueles relativos à saúde com 4.745 atendimentos, superando em 125% a de 2007. Já os atendimentos de lazer somaram 3.358 e cidadania 3.366. Entre os serviços prestados foram efetuados medições de glicose e pressão arterial, orientação de escovação e alimentação saudável e palestras de prevenção a doenças sexuais transmissíveis e AIDS.

Para o então presidente do Sinduscon-BA, Vicente Mattos, a realização do Dia Nacional da Construção Social reafirma o compromisso do setor da construção não só com o desenvolvimento econômico do País, mas, principalmente, com o desenvolvimento social e a melhoria das condições de vida da população. 


2007

sinduscon-04.jpg

Os trabalhadores e suas famílias foram responsáveis por 5.092 atendimentos realizados. Entre os serviços prestados podemos citar a realização de várias oficinas além de atividades recreativas e esportivas como vôlei e futsal, foram oferecidos corte de cabelo gratuito e serviços de saúde e cidadania.