Notícias
Política
22 de Maio de 2013
Vice-governador diz que reforma tributária é urgente

Em audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (21), o vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado, Otto Alencar, defendeu a necessidade urgente de implantação da reforma tributária.
"Não tem como mais os estados brasileiros ficarem sem a distribuição correta das riquezas", afirmou o vice-governador no encontro promovido pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Para Otto, a maioria dos estados brasileiros está perdendo qualquer capacidade de investimento, com as exceções de São Paulo ("que concentra 30% das riquezas do país"), Rio de Janeiro e Espírito Santo ("porque são estados produtores de petróleo") e Paraná, Mato Grosso do Sul e Tocantins ("que não têm um grande passivo com servidores aposentados e pensionistas").
"Se continuar do jeito que está, em pouco tempo, muitos governadores, sobretudo do Nordeste, só terão dinheiro para pagar a folha de pessoal, fazer os repasses para o Judiciário e Legislativo e para o custo operacional da dívida. Não terão absolutamente capacidade nenhuma de investimento", observou Otto Alencar para as dezenas de deputados que acompanharam a audiência pública.
Alencar também se mostrou preocupado com os municípios e lembrou que a receita do município de São Francisco do Conde (Recôncavo), onde existe um campo da Petrobras, é equivalente a de 190 municípios do estado.