Notícias
Setor da Construção
08 de Novembro de 2010
Último trimestre será aquecido no setor imobiliário

Com o pagamento do 13º salário no próximo doa 30 deste mês, muita gente aproveita o dinheiro extra para começar a realizar o sonho da casa própria. Segundo o diretor técnico da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba), Luciano Muricy, a estimativa do setor imobiliário é vender de quatro a cinco mil novas unidades entre outubro e dezembro.
O 13º salário deve injetar R$ 4,2 bilhões na economia e nesse período as vendas crescem em média 20%, de acordo com Luciano Muricy. O período também é favorável para a compra de imóveis seminovos.
O consultor financeiro Angelo Guerreiro Costa, por sua vez, questiona esta valorização. “O preço subiu demais e a tendência, a longo prazo, é que encontre um equilíbrio”, diz. Segundo ele, como o mercado aquecido muitas construtoras ficam mais inflexíveis em dar descontos. “Neste cenário, penso que só é possível conseguir um preço menor se você estiver com o dinheiro todo em mão”.
Usados
Para Angelo Guerreiro, os imóveis usados são uma boa alternativa. “Eles vêm, inclusive, com benfeitorias”, ressalta.
Angelo Guerreiro acredita que uma boa alternativa são os imóveis seminovos. “Eles vêm, inclusive, com benfeitorias”, conta. O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores Imóveis da 9ª Região Bahia (Creci-Ba), José Alberto Vasconcelos, concorda. “O preço do imóvel novo é baseado no metro quadrado e envolve um certo risco. Já o seminovo não tem disso”.Vasconcelos estima que a diferença de preço, em média, seja de 15%, mas ressalta que esse percentual varia conforme a localização.