Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado

25 de Junho de 2020

Três índices de fundos imobiliários são lançados

Três índices de fundos imobiliários foram lançados pela XP. Eles são voltados aos ativos mais líquidos do mercado (XPFI), ao segmento de “tijolo”, ou seja, com fundos que invistam em empreendimentos imobiliários físicos (XPFT), e aos fundos de recebíveis e fundo de fundos, conhecidos como FOFs (XPFP).

De acordo com a publicação, "os três lançamentos são índices de retorno total e, portanto, procuram refletir as variações nos preços dos fundos imobiliários integrantes no tempo, ajustadas pelo impacto da distribuição de proventos.Os índices ponderam os fundos que os compõem por tamanho (patrimônio) e volume diário de negociação".

Através do XPFI, índice XP de fundos imobiliários, ele tem o intuito de acompanhar o desempenho das cotas dos fundos imobiliários mais líquidos negociados na B3 (Bolsa de Valores). Ele nasce com 40 ativos na carteira, bem abaixo dos 120 do Ifix.

Já o XPFT, índice XP de fundos imobiliários de tijolo, "tem como objetivo acompanhar o desempenho médio das cotações de fundos de empreendimentos imobiliários como galpões logísticos, lajes corporativas, agências bancárias, shopping centers, entre outros ativos físicos".

O XPFP corresponde ao índice XP de fundos imobiliários de papel e visa acompanhar o desempenho médio das cotas de fundos imobiliários dos segmentos de recebíveis e fundo de fundos.