Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



20 de Setembro de 2024

T&A, Civil e IBPC lotam auditório do Sinduscon-BA na Sexta da Construção

WhatsApp Image 2024-09-23 at 12.14.31 (2).jpeg

Cases de sucesso de obras pré-fabricadas foram apresentados por grandes nomes do setor da construção da Bahia e do Brasil. A T&A, o Grupo Civil e a IBPC lotaram o auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA, durante a Sexta da Construção (20/09). Este modelo construtivo traduz obras mais limpas, com menor impacto ambiental e prazos reduzidos de entrega. Isso se dá em razão das peças já chegarem prontas ao local da obra, reduzindo desperdícios, acelerando o processo de montagem e minimizando a necessidade de ajustes durante a execução.

Representando o CEO da T&A Pré-Fabricados, Leonardo Hadade, o diretor Vitor Almeida mostrou os empreendimentos executados pelo grupo, como hospital, universidade, escolas, flat e hotéis, distribuídos entre os estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba. Em Salvador a empresa foi responsável pela Arena Fonte Nova e a cobertura do Neojibá. No município baiano de São Roque do Paraguaçu, construiu um estaleiro. Outra obra de destaque é a reforma do Nanö Beach Club & Hotel, em Subaúma, no Litoral Norte da Bahia, que foi detalhado pela arquiteta e idealizadora do projeto, Priscilla Valias.

"Convido a todos a entrarem no mundo da industrialização, que é tão importante para a construção civil. Os engenheiros e arquitetos devem ter em mente a industrialização da obra desde a arquitetura até a entrega. Pensar no que pode fazer para industrializar as instalações, o que pode fazer para industrializar o fechamento, ao invés de fazer de alvenaria com bloco, que a gente faz desde a década de 60. Não adianta fazer o pré-fabricado e todo o sistema de construção continuar num sistema anterior", afirma Vitor Almeida, diretor da T&A, fundada há 27 anos.

O CEO da Civil, Rafael Valente, contou que seu pai e fundador do grupo, o engenheiro Eduardo Valente que atua no mercado há 66 anos, lá atrás já tinha essa visão de que os canteiros de obra precisavam virar canteiros de montagem.

"Estamos vendo uma necessidade latente para isso. Mas por que o pré-fabricado está caminhando para as obras verticais? Tentei sintetizar os três principais motivos. O primeiro deles é a escassez de mão de obra e a necessidade de aumento de produtividade. O segundo é o que já está acontecendo no Minha Casa Minha Vida, que é a mudança da equação financeira para as obras verticais e residenciais. Nós não temos mais que fazer uma obra lenta para juntar a poupança. O terceiro ponto é a evolução do pré-moldado", explica o engenheiro Rafael Valente.

WhatsApp Image 2024-09-23 at 12.14.31 (1).jpeg

Na ocasião, o gerente de contratos da Civil Construtora, Pablo Zumaeta, o gerente industrial da Civil Pré-Fabricados, Victor Passos, e o gerente industrial da IBPC Pré-Moldados de Concreto, Jarilsom Santana, falaram sobre o case premiado do Colégio Bernoulli, localizado no Caminho das Árvores, em Salvador. O empreendimento foi erguido em uma área de 4.200m², com mais de 16.000 m² de área construída, 8 pavimentos com peças de 42,2 metros de altura e mais de 1.600 peças no total, entregue em apenas 14 meses.

Como parte da programação, foi composta uma mesa redonda com as participações dos palestrantes, além da presença de Ana Gabriela, representante da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), na Bahia e Sergipe. O evento foi comandado pelo diretor Geraldo Menezes e tem parceria do Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia.

WhatsApp Image 2024-09-23 at 12.26.04.jpeg
 

CONFIRA A PRÓXIMA EDIÇÃO DA SEXTA DA CONSTRUÇÃO

27/09: AVCB - Requisitos e Procedimentos na Construção