Notícias
Geral
09 de Agosto de 2013
Sped Social entrará em vigor em menos de seis meses

Especialistas alertam às pequenas, médias e grandes empresas que faltam menos de seis meses para o início da implantação do Sped Social, mais um braço do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Segundo eles, principalmente os optantes pelo Simples e as micro (MEI) devem ficar atentos às mudanças, já que essas companhias não estão envolvidas na maioria dos projetos e seriam as primeiras a entregarem as informações pedidas.
De acordo com a Receita Federal, as informações a serem prestadas pelo também chamado Sped Folha e EFD Social se referem a eventos trabalhistas (admissões, demissões), folha de pagamentos; ações judiciais trabalhistas; retenções de contribuição previdenciária; e algumas contribuições previdenciárias substituídas (como as incidentes sobre a comercialização da produção rural).
Desta forma, passa a ser unificado o que antes era declarado por meio de obrigações isoladas de diferentes órgãos participantes (Secretaria da Receita Federal do Brasil, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Instituto Nacional do Seguro Social, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Conselho Curador do FGTS e Caixa Econômica Federal).
A expectativa é de que a regulamentação do Sped Social seja anunciada em setembro.