Notícias
Palestra
14 de Março de 2018
Sinduscon-BA recebe Seminário “Encontro com Especialistas”
“É com grande prazer que o Sinduscon-BA recebe todos vocês neste evento que é uma parceria da nossa entidade, com o Sinprocim-BA e realização do Sebrae-BA. E que tem como objetivo ampliar a divulgação dos conhecimentos no setor da construção e trazer novas possibilidades para superar a crise e amenizar suas consequências com melhores práticas da gestão empresarial”, afirmou Juçara Tanajura, diretora de capacitação, saúde e segurança do trabalho do Sinduscon-BA, na abertura do “Encontro com Especialistas”, que foi realizado ontem (13), na sede do Sinduscon. O presidente do Sinprocim, José Carlos e o gerente regional do Sebrae-BA, Rogério Cerqueira Teixeira, também deram às boas vindas para os participantes.
A gestora de projeto de Construção Civil do Sebrae-BA, Ana Luiza Cartaxo, deu início ao evento com a apresentação do SEBRAE MEDE-Indústria. “Este produto é um plano de atendimento especializado da entidade, que fornece consultores, que elaboram um diagnóstico do desempenho empresarial, fazem um mapeamento de processos, traçam um plano de melhoria de desempenho, fornecem assessoria gerencial, afim de desenvolver nos empreendedores a habilidade de identificar, conhecer e medir os aspectos críticos para o sucesso do seu negócio, através da definição e acompanhamento de indicadores de desempenho empresarial. Os interessados podem procurar o Sebrae para contratar este serviço”, informou.
Em seguida o Doutorando em ciências empresariais pela ULPGC/Espanha e Mestre em Engenharia pela UNICAMP, Felipe Honorato, ministrou palestra com o tema “Superando a crise – O segredo do sucesso na cadeia da construção civil e artefatos de cimento” mostrando meios para as empresas da construção civil se adequarem à realidade da crise econômica e conseguirem ganhar dinheiro neste momento adverso. “Nós não vendemos apartamentos, nós vendemos sonhos. E é preciso entender isso e ainda por cima, ganhar dinheiro. Para isso, é necessário cinco passos. Primeiro economizar, depois vender mais, vender melhor e racionalizar – encontrar maneiras de ter um sistema mais desenvolvido. As obras estão se tornando cada vez mais modulares e as construtoras precisam acompanhar as tendências. Para tanto, é preciso qualidade da equipe, qualidade do processo produtivo, na entrega, no produto, em custos e qualidade em vendas", ressaltou.
"Além disso, as construtoras e incorporadas precisam entender que o perfil do consumidor mudou. Hoje é mais fácil vender um apartamento de um a dois quartos, do que um apartamento grande de três e quatro quartos. O novo consumidor é totalmente digital e as construtoras devem começar a pensar em venda de imóveis pela internet. Portanto,alavancar a produtividade dos recursos, com um rígido controle sobre o custo das obras e gastos administrativos são medidas essenciais para combater os efeitos negativos da crise”, conplementou.
O engenheiro civil e Mestre em engenharia ambiental urbana pela UFBA, Antônio Sérgio, finalizou o evento sobre como as Normas Técnicas podem beneficiar as empresas na competitividade. “O uso de normas técnicas torna a vida mais segura, mais saudável e muito mais fácil, tanto para as empresas quanto para os consumidores em todo o mundo. O uso da norma é lei e é obrigatória. Os benefícios potenciais oferecidos pelo uso das normas incluem o aumento da capacidade para atender novos contratos, aumentam a margem competitiva, inspiram confiança e fortalecem a fidelidade dos clientes, reduzem falhas e consequentemente os custos de produção. Então, as empresas que fazem uso das Normas Técnicas possuem um grande diferencial competitivo em relação às empresas que não as possui”, concluiu.