Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



21 de Outubro de 2022

Sinduscon-BA realiza a 2ª edição da Sexta da Construção

Nesta sexta-feira, 21 de outubro, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA promoveu a 2ª edição da “Sexta da Construção” com o apoio da Nordeste Saúde Empresarial. A ação, que foi lançada no último dia 05, será realizada todas a semanas com café da manhã, na sede da entidade em Salvador, para debater assuntos relevantes do setor juntamente com seus associados e convidados. O tema da vez foi “Comorbidades e os Impactos na Sustentabilidade Empresarial”, como parte das ações dos GTs de Saúde e Segurança no Trabalho e Trabalhista.

A palestra foi ministrada pelo médico e advogado Raimundo Pinheiro, especialista em Gastroenterologia e Medicina do Trabalho com 35 anos de experiência em Gestão de Saúde Ocupacional no ambiente empresarial, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia - Cremeb-BA e speaker em Promoção da Saúde. Durante a apresentação ele trouxe os dados seguintes com o objetivo das empresas associadas verem a importância de se tomar medidas em relação a saúde de seus colaboradores. "Quando uma empresa capta um profissional para o mercado de trabalho no Brasil há a chance de 25% serem hipertensos, 6,2% diabéticos, 20% obesos e 10% asmáticos. Por isso é importante que as empresas ajudem seus funcionários a se conscientizar sobre o problema para que passem a se cuidar". Para isto ela tem que conhecer o perfil epidemiológico de sua equipe.

Além disso, foram ressaltados dois pontos de grande relevância. O primeiro é que as empresas devem recolher um percentual sobre a folha de salários para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho (FAP). A outra colocação está nas empresas que registram maior número de acidentes ou doenças ocupacionais pagam mais e as empresas que registram um menor número de acidentes podem ter bonificação no recolhimento.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente do Sinduscon-BA, Ângelo Simões, e a mediação do debate ficou por conta do superintendente da entidade, Cláudio Moitinho.
Fonte: Sinduscon