Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




30 de Novembro de 2022

Sinduscon-BA quer ser exemplo nacional de Construção Sustentável

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA sediou, nesta terça-feira (29), o evento de celebração da assinatura da assistência técnica para a promoção de construções sustentáveis na capital baiana. O termo foi firmado entre a Prefeitura de Salvador e a International Finance Corporation - IFC, membro do Grupo Banco Mundial. Agora Salvador passa a integrar um seleto grupo de cidades brasileiras incluídas no programa internacional para construções sustentáveis, fortalecendo o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da prefeitura que fomenta a construção de edifícios verdes, por meio de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais.
 
A solenidade contou com as presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis; da vice prefeita Ana Paula Matos; da secretária de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes; do gerente geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto; da líder Regional para a América Latina do Programa de Transformação de Mercado para Construções Sustentáveis da IFC, Silvia Solano; do presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim; do presidente da Comissão de Meio de Ambiente, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CMA/CBIC, Nilson Sarti; e o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia – Ademi-BA, Cláudio Cunha, entre outras autoridades e representantes do setor privado local.
 
O presidente do Sinduscon-BA iniciou sua fala lembrando que a sede da entidade foi o primeiro prédio de Salvador a receber certificação do IPTU Verde e afirmou que quer ser o primeiro IPTU Verde com a nova atualização. “O setor é totalmente receptivo a inovação, e poder unir a inovação e sustentabilidade traz grandes perspectivas. Como entidade representativa da construção no Estado, estamos de portas abertas para mostrar que o setor está sempre interessado em fazer o melhor para a cidade, pois acreditamos que podemos transformá-la por meio da indústria do bem-estar. Queremos oportunizar o espaço como forma de testar na construção todas as opções e estratégias sustentáveis”, pontua.
 
De acordo com o prefeito Bruno Reis, mais uma vez Salvador sai na frente em relação a outras cidades, sendo conhecida no Brasil e no mundo como cidade que tem compromisso com essa pauta, com essa agenda de sustentabilidade. “Inclusive, renovamos e assinamos o acordo de Paris, para garantir que até 2049 a gente possa neutralizar a emissão de carbono em nossa cidade. Então, a aplicação de recursos e iniciativas como esta é investimento, e não havia outro lugar melhor para gente celebrar a assinatura dessa parceria do que na sede do Sinduscon, onde todos nós aqui vamos fazer um pacto para ter uma cidade sustentável, uma cidade resiliente, mas acima de tudo uma cidade que nos últimos anos passou a ser destaque em todas as áreas e também, sem sombra de dúvidas, na aérea do meio ambiente”, destaca o gestor municipal.
 
O gerente-geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto, garante que a capital baiana já está à frente de outras cidades quando o assunto é sustentabilidade. “A cidade já está em um bom caminho, mas vamos colocar a cidade na liderança do mundo. Nossa assistência técnica vai cobrir várias áreas e vai, inclusive, permitir à prefeitura de Salvador contatar com outras cidades da América Latina que tenham esta experiência. Eu acho que Salvador já está exportando conhecimento, o que já é uma coisa imutável, mas também vai receber das experiências de outras cidades”, explica.
 
Apresentações e Capacitações
 
Na ocasião, foram realizadas as seguintes apresentações: “Panorama do Mercado da Construção Civil e as Construções Sustentáveis de Salvador”, comandada pelos presidentes do Sinduscon-BA e Ademi-BA, Alexandre Landim e Cláudio Cunha; “Programa de Construções Sustentáveis da Prefeitura de Salvador – IPTU Verde (principais pontos de melhoria do novo Decreto Municipal) –”, por Marcelle Moraes, secretária da Secis; e “Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis da IFC, Introdução a EDGE e Assistência Técnica para a Prefeitura de Salvador”, ministrada por Silvia Solano e Liliani Souza, ambas da IFC.
 
Durante o dia também foram realizadas capacitações em EDGE para profissionais do setor privado e para funcionários públicos envolvidos com o tema.
 
O Programa
 
Iniciado no Brasil em 2022, o Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental.
 
As atividades da assistência técnica entre a IFC e a Prefeitura de Salvador envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis, intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia, e capacitação no EDGE, uma inovação da IFC que tem como base um software que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros.
 
As cidades de Belém, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco já integram o programa no Brasil.