Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



26 de Abril de 2022

Sinduscon-BA, exemplo de união e associativismo, comemora 70 anos

Com a certeza de estar cumprindo com a sua missão de representar, unir, defender e fortalecer institucionalmente o setor da construção, de incorporação de empreendimentos imobiliários, de serviços de engenharia consultiva, de montagem e de manutenção industrial, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) comemora neste mês de abril seus 70 anos de fundação.

Nestas sete décadas a entidade, sediada em Salvador e com Delegacias Regionais em Vitória da Conquista e Feira de Santana, tem sido exemplo de união e associativismo para o setor da construção nacional.

Presidido por Alexandre Landim Fernandes, gestão 2022/2023, o sindicato tem contribuído para o sucesso das ações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em prol do setor da construção também em nível nacional, por meio de líderes de expressão, como:
Carlos Alberto Matos Vieira Lima
Carlos Henrique de Oliveira Passos
Carlos Mardendo Valle Passos
Vicente Mário Visco Mattos
Marcos Galindo Pereira Lopes

“Os 70 anos do Sinduscon Bahia prova que o associativismo vale à pena e que juntos fazemos mais. Temos que acreditar!”, disse. “Durante esses anos já enfrenamos vários problemas e já superamos todos eles, não só o sindicato, mas, principalmente, as empresas de construção, motivo da nossa existência”, completou Alexandre Landim, citando que a pandemia da Covid-19 é a prova de que o mundo mudou e que o momento atual é para reunir, comemorar, refletir e compartilhar sobre a vida e já pensar nos próximos 70.

Construção civil, a indústria do desenvolvimento

O grande projeto desta gestão, segundo o dirigente, é identificar a forma de tratar o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) nas empresas de pequeno e médio portes.

Esse é um dos pilares da atual gestão, que também tem como base Inovação e Tecnologia e Recursos Humanos. “Entendo que as nossas empresas hoje têm várias pautas. A gente tem que entender que o setor da construção é a indústria do desenvolvimento. Onde a indústria da construção chega, gera desenvolvimento de uma microrregião e, dependendo do porte da obra, da macrorregião”, frisou Landim.

Segundo o executivo, no caso da Inovação e da Tecnologia, o desafio é fazer melhor, com mais segurança. A ideia é levar conhecimento e treinamento ao trabalhador no próprio canteiro de obra. “Hoje, o nosso colaborador mais simples já tem um smartphone. Com as novas tecnologias, a gente pode levar treinamento, EAD, capacitação e qualificação para as pessoas no canteiro de obras”, salientou.

Em Recursos Humanos, a ideia é trabalhar para fazer melhor para uma indústria que é baseada em mão de obra. “O objetivo é mostrar que a construção civil é desenvolvimento, gera emprego, paga melhor e tem programa de saúde e segurança. Nosso ambiente ainda é chão de fábrica. Melhorou qualitativamente as áreas de vivência e ocupações nos canteiros de obra, mas ainda tem uma agenda de gestão de pessoas para mostrar, no futuro, que a construção civil é tech, é boa e está apta a ter os trabalhadores do seu lado”.

Já em ESG, que são as ações de responsabilidade social, sustentabilidade e governança, o projeto do sindicato é trazer as técnicas de boas práticas para as pequenas e médias empresas da Bahia. “Queremos tratar de forma organizada a pauta do ESG. Todas as grandes empresas já fazem e os bancos já estão pedindo um pouco disso”, enfatizou.

Ações em andamento com o Sesi e o Senai da Bahia

Em parceria com o Sesi Bahia, o sindicato atua com os seguintes projetos:
Canteiro Seguro – Técnicos de segurança vão gratuitamente aos canteiros de obras das empresas associadas para fazer vistorias e levar conhecimento e compartilhar experiências sobre o assunto.
Help Desk – Informações sobre como fazer melhor, prestadas ao técnico de segurança da empresa associada ao Sinduscon-BA.
Educar para prevenir – Treinamento realizado nos canteiros de obras com foco em segurança.

Já em parceria com o Senai-BA, o sindicato também realiza um pacote de projetos e pequenos treinamentos dentro dos canteiros de obras das empresas, como o de auxiliar de almoxarifado, além de treinamentos a nível de gestão.

No que se refere ao ESG, o presidente mencionou que há uma agenda de eventos, como a do Seminário Práticas e Tendências na Construção, que será realizado amanhã (27/04), das 8h às 18h, no auditório do sindicato, com a participação de todos os associados da entidade em comemoração aos 70 anos do Sinduscon-BA. “Será um dia para falar sobre inovação, tecnologia, novas fontes de recursos e ESG”, destacou. Confira a programação.

Conselhos Diretor e Fiscal/Representantes junto a Fieb – Biênio 2021-2023
Presidente
Alexandre Landim Fernandes – Presidente
Vice-Presidente
Ângelo Lorens Simões – Vice-Presidente
Demais Conselheiros
Arival Guimarães
Bruno Rodamilans Ferreira
Carlos Alberto Matos Vieira Lima
Carlos Henrique de Oliveira Passos
Clovis Magalhães Filho
Daniel de Freitas Pinto e Souza Neto
Daniel Sampaio Santos
Gabriel de Mendonça Lima
Geraldo Celso Cunha de Menezes
Humberto D’Oliveira Santos Júnior
Ignaldo Francisco Fernandes
Igo Alves Conceição
João Gabriel Cruz Pinto Rodrigues da Costa
José Leopoldo Valverde Leão
Juçara Leão Tanajura
Leonardo Caldas Segura
Luciano Alves Bomfim Prates
Luis Augusto Gomes Siqueira
Marcos Galindo Pereira Lopes
Marcos Teodoro Dellis
Maurício Ganem Pitangueira
Ricardo Antônio Lyrio Souza Santa Helena S.A
Ricardo Trindade Marques
Rogélio Veiga Peleteiro Filho
Thales Olympio Góes de Azevedo Filho
Tiago Cardoso Cruz
Vicente Mário Visco Mattos
Wilson dos Santos Mota

Conselho Fiscal
Efetivos
Eduardo Freire Bastos
Eugênio de Souza Mendes
Luiz Augusto Castro de Oliveira
Suplentes
Antonio Eduardo de Araújo Lima
Elísio Moitinho dos Santos
José Augusto Lino de Souza

Representantes na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb
Efetivos
Alexandre Landim Fernandes
Carlos Marden do Valle Passos
Suplentes
Carlos Henrique de Oliveira Passos
Carlos Alberto Matos Vieira Lima
Fonte: CBIC