Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

02 de Junho de 2017

SINDUSCON-BA e SENAI realizam seminário para a indústria da construção

“Pela primeira vez realizamos no Estado e no Brasil um Seminário Tecnológico sobre o novo regimento SiAC: 2017. Neste evento, tivemos a oportunidade de refletir sobre as mudanças do regimento, como a normativa 15575  que foi emitida em janeiro deste ano e passa a vigorar a partir de julho. Esse é o momento para se inteirar  e começar a desenvolver os trabalhos necessários”, afirmou Vicente Mattos, diretor de Relações Institucionais do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA) em seu discurso de abertura do Seminário realizado ontem  (1° de junho), na sede do Sindicato, em Salvador.  Na ocasião representando Carlos Henrique Passos, presidente do SINDUSCON-BA.
 
As construtoras e incorporadoras que desenvolvem e executam projetos para órgãos públicos precisam ficar atentas às exigências do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que permite ao Governo Federal organizar o setor da Construção Civil na busca de duas metas: a melhoria da qualidade das habitações e a modernização produtiva. Foi o que abordou Roberto Matozinho, membro da Comissão Nacional do SiAC/PBQP-H e consultor técnico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do SINDUSCON-MG  em sua palestra com o tema “Cuidados no atendimento ao Regimento SiAC em relação a Norma de Desempenho”.
 
“Publicado em janeiro de 2017, o novo regimento do SiAC foi pensado para orientar as construtoras e garantir o cumprimento de diretrizes especificadas em normas técnicas como, por exemplo, na ABNT NBR 15.575:2013. Entre os desafios do setor está refletir a Norma de Desempenho nos Documentos Normativos da Gestão da Qualidade das obras de edificações habitacionais e induzir os ajustes necessários nos Sistemas de Gestão da Qualidade das Construtoras para atendimento da Norma de Desempenho. Além de avaliar as especificações de Desempenho em Empreendimentos Habitação de Interesse Social (HIS) a fim de obter melhorias operacionais e contínuas do SiAC”, informou Matozinho.
 
Matozinho ainda ressaltou uma das principais alterações do regimento SiAC. “A exclusão da “Declaração de Adesão ao PBQP-H”, nível de acesso ao SiAC que não era exigido em auditorias realizadas por Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC). Agora, para se certificar no SiAC do PBQP-H, as construtoras podem optar pela Certificação no “Nível B” ou “Nível A” do Sistema”.
 
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) e do PBQP-H, disponibilizou um catálogo em seu site que reúne todos os requisitos obrigatórios e recomendados na Norma de Desempenho para os empreendimentos HIS. “O material está distribuído em cinco tópicos: Especificações de Desempenho nos Empreendimentos de HIS Baseadas na ABNT NBR 15.575 - Edificações Habitacionais - Desempenho; Orientações ao Proponente para Aplicação das Especificações de Desempenho em Empreendimentos de HIS; Orientações ao Agente Financeiro para Recebimento e Análise dos Projetos; Catálogo de Desempenho de Subsistemas e Diretrizes e Documentos de Avaliação Técnica - DATec's do SiNAT. Essas normas vieram para dar um novo direcionamento a construtores e projetistas ao estabelecer níveis mínimos de qualidade para as residências”, explicou Marcos Galindo, diretor de Materiais, Inovação e Sustentabilidade do SINDUSCON-BA e presidente da Comissão Nacional do SiAC/PBQP-H em sua palestra.
 
Cases de Sucesso
 
Na oportunidade, Didier Alvarez, gerente da Área de Desenvolvimento Técnico de Engenharia da Construtora Laguna, de Curituba, apresentou cases de sucesso da empresa. “Desde 1996 a Laguna atua no mercado imobiliário de Curitiba. O foco da empresa é a construção de Edifícios Residenciais, Comerciais e Corporativos de alto padrão. No ano passado o grupo quis entender como que se encaixava dentro da Norma de Desempenho e avaliou os produtos de outra forma. Por isso, houve a iniciativa de realizar capacitação com o SENAI/CIMATEC e criar uma coordenação de projetos da construtora para gestão de processo”, comentou.
 
Priscila Freitas, consultora técnica do SENAI CIMATEC finalizou o seminário mostrando o trabalho de consultoria da entidade na adequação de processos para atendimento às Normas de Desempenho e ao novo regimento do SiAC.  “A partir de 9 de Julho de 2017 as auditorias e a emissão de certificados poderão ser feitas somente de acordo com o novo regimento do SiAC. Diante de tantas novidades e exigências, do grau de atendimento da construtora às normas e, principalmente, da qualidade das edificações habitacionais de acordo com o PBQP-H, o SENAI/CIMATEC dispõe de consultoria para adequação de processos para atendimento a Norma de Desempenho para os associados ao SINDUSCON-BA”, reforçou ela. Clique aqui e acesse o novo regime na íntegra.