Notícias
Setor da Construção
25 de Julho de 2013
SINDUSCON-BA e FIEB/SESI apresentam a série de vídeos 100% Seguro a empresários

A FIEB/SESI-BA e o SINDUSCON-BA apresentaram ontem (24) a empresários da Indústria da Construção, a série de vídeos 100% Seguro, composta por vídeos educativos para prevenir acidentes e promover a saúde no trabalho. A ferramenta integra o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST IC).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e diretor regional do SESI, José Mascarenhas, abriu o evento que lotou o auditório da Federação e lembrou que a tecnologia, resultante de investimento da ordem de R$ 18 milhões, foi desenvolvida na Bahia e posteriormente incorporadas por outros estados, o que é motivo de orgulho. “Temos atuado para melhorar o desempenho da indústria da construção, sempre junto ao SINDUSCON-BA”, disse. “Nossa tarefa agora é distribuir este material para o maior número de empresas e trabalhadores, contribuindo para baixar os índices de acidentes no trabalho no setor”, completou Mascarenhas.
O presidente do SINDUSCON-BA, Calos Alberto Vieira Lima, destacou que a questão da saúde e segurança do trabalho prescinde de duas questões estratégicas: a mudança de cultura de empresários e trabalhadores e a inclusão das medidas de SST ainda na fase de planejamento de cada empreendimento ou obra. “Esses vídeos são uma ferramenta para melhoria da qualidade de vida do trabalhador e resultam de um novo olhar para a área de SST. É um projeto ambicioso e o grande desafio de empresas, engenheiros, encarregados e técnicos é tirá-los da prateleira eletrônica e colocar para funcionar”, afirmou. Viera Lima destacou a importância da parceria das duas entidades para transformar um projeto em realidade.
A superintendente do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, destacou que houve muitos avanços no setor da construção em SST mas que ainda há grandes desafios. ”Nosso grande desafio é tornar o ambiente de trabalho mais saudável”, disse. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Pacífico Rocha, comemorou a ação em defesa do Meio Ambiente do Trabalho. “É gratificante descobrir o interesse e o entusiasmo com que ele (Vieira Lima) defende a questão de Segurança e Saúde e constatar que já uma nova conscientização de empresários e trabalhadores”, afirmou.
Robério Costa, coordenador do PNSST IC, foi responsável também pelo desenvolvimento dos vídeos 100% Seguro. Ele destacou que os vídeos integram uma série de estratégias de ações que visam disseminar e gerar informação e conhecimento em SST na Indústria da Construção. “Temos orgulho de dizer que o embrião do Programa Nacional foi o Programa Setorial de Saúdo e Segurança no Trabalho para a Indústria da Construção, iniciado em 2004 na Bahia”, disse. Em 2009 o SESI Nacional elegeu o setor como prioridade e em 2010 foram viabilizados recursos para a produção da série desenvolvida pelo SESI-BA em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o SINDUSCON-BA.
A Série 100% Seguro é composta por 100 vídeos educativos, com duração de 5 a 7 minutos; 100 vídeos resumos, com duração de cerca de 90 segundos; dois vídeos aulas, com duração de 10 minutos e um vídeo debate, com duração de 60 minutos. O objetivo do SESI é levar os trabalhadores da construção a adotarem uma mudança de comportamento. Os vídeos utilizam linguagem simples e de fácil compreensão e estão disponíveis para download no site www.sesi.org.br/construcao.
Eles também estão disponíveis em kits compostos por quatro DVDs, com legendas em português, inglês e espanhol e um Manual da Série. No evento, além do kit com os vídeos, foram entregues o Diagnóstico Segurança e Saúde na Construção Civil no Trabalho, com recomendações para a Prevenção dos Acidentes de Trabalho, e o Canteiro de Notícias, informativo do SINDUSCON-BA, que passou por uma reformulação gráfica e editorial e teve o nome escolhido em um concurso aberto aos jornalistas e estudantes de jornalismo da Bahia em comemoração aos sete anos do periódico.