Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Mercado


23 de Setembro de 2013

SINDUSCON-BA comenta medida de parcelamento do ITIV

20210315040223_604ece3f33f83.png

O vice-presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, conversou com o site Bahia Econômica sobre a proposta aceita pela Prefeitura de parcelamento, do ITIV, de imóveis adquiridos até o dia 15 de Julho.

Para ele, a medida é positiva e a gestão municipal deveria estender o benefício, tanto para os imóveis que estão sendo construídos, quanto para os que ainda serão construídos.

“Nós entendemos que a proposta da Prefeitura é positiva para as pessoas que compraram imóveis nesse período, porém, é preciso entender que o benefício deveria ser estendido para as construções que ainda não saíram do papel, pois assim, as pessoas que tivessem que pagar o imóvel, teria a facilidade de parcelar o imposto, enquanto ele estivesse sendo construído”, explicou Carlos.

O vice-presidente também falou sobre a diferença entre valor venal e valor de transação dos imóveis e explicou que não existe uma diferença muito grande entre os custos. “O que a prefeitura está fazendo é atualizando seus cadastros de valores venais. Ou seja, atualizando os valores cadastrados. Esses valores não podem ser muitos diferentes dos valores de transações. Caso isso ocorra, o consumidor pode acionar a justiça e pedir a redução do mesmo”.

Em relação ao impacto da medida nos consumidores e na construção civil, Carlos explica que com a nova medida, o consumidor terá que ter mais dinheiro na hora de comprar. “Não acredito que o consumidor vá deixar de comprar o imóvel. O que vai acontecer, caso não haja o parcelamento do ITIV, é que ele terá que ter mais dinheiro na hora da compra, pois terá que dá o sinal a construtora e o imposto a prefeitura, tudo de uma vez só”.