Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


22 de Maio de 2013

SINDUSCON-BA alega perdas no setor de obras industriais

20210315032149_604ec4bd0a7a3.jpg

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA) afirma que empresas de construção de obras industriais no estado passam por um momento de vulnerabilidade.

De acordo com a representação, se o fato persistir pode comprometer a economia do setor, além de ocasionar a demissão de trabalhadores.

É dado como causa, a redução de recursos da Petrobras para ampliações e manutenção na Refinaria Landulfo Alves (RLAM) e para outras unidades da companhia estatal no Estado.

Para o sindicato, há um desequilíbrio na correlação de forças entre contratantes e prestadores de serviços nos contratos com a Petrobras e a Transpetro.

Estas são as principais contratantes do segmento na Bahia. “A situação exige prudência dos empresários, pois ao longo do processo está havendo sistematicamente alterações nas condições estabelecidas contratualmente, acarretando prejuízos para as prestadoras de serviços”, disse o presidente da entidade Carlos Alberto Vieira Lima.

O órgão ainda elencou outros fatores que precisam ser sanados tais como: formação e negociação de preços de forma unilateral, negociação “predatória” de preços, ociosidade de máquinas e equipes de trabalho em razão de atraso de entregas, improdutividade de equipamentos alocados, pouca agilidade na aprovação dos projetos, entre outros fatores.

O presidente da entidade disse também que o momento exige reflexão e mudança de atitude dos gestores envolvidos.