Notícias
Setor da Construção
17 de Setembro de 2012
Simpósio de arquitetura e construção sustentável destaca inovações para o setor

Fomentar o mercado profissional com informações atualizadas sobre as últimas tendências tecnológicas melhorando o desempenho da arquitetura e da construção sustentável. Com este tema, o 3º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção sustentável integrou a programação técnica do terceiro dia da Construir Bahia. Com destaque para as palestras de eficiência energética, arquitetura e urbanismo sustentável.
Dentro desse segmento, João Queiroz Krause, membro do setor de eficiência energética da Eletrobrás, destaca o impacto positivo para as novas edificações que seguirem os preceitos das certificações de eficiência energética. “Um edificação que segue os parâmetros, fazendo uso de materiais como iluminadores que reduzam o consumo de energia, estruturas que permitam um maior aproveitamento da luz natural e o uso de placas fotovoltaicas conseguem ter uma economia de até 50% com os gastos em energia”, salienta Krause.
A arquiteta e urbanista Maraí Valente apresentou projetos que exigem reflexões intensas sobre o desenvolvimento do espaço urbano, humano e a qualidade de vida. Para Maraí, a sustentabilidade não é só ecologia, mas um conjunto de ações voltadas para todas as etapas da construção, desde o projeto até a escolha do material a ser usado. “Daqui a alguns anos, o construtor que não pensar na sustentabilidade será visto como um criminoso”, enfatiza a arquiteta.
O também arquiteto, Camilo Baiard, apresentou projetos que valorizam a relação das edificações com o ambiente externo, a exemplo do primeiro Shopping sustentável de Salvador, o Salvador Prime. Baiard ressaltou a importância desse novo posicionamento da Construção Civil, voltando seus projetos para a sustentabilidade. “Esse posicionamento não é favorável apenas para a empresa. Uma construção sustentável, além de representar em longo prazo uma economia significativa, valoriza o imóvel e o local onde ele foi erguido”, conclui.
Através de um ciclo de palestras de abordagem técnica, workshop e uma mostra conceitual de produtos e equipamentos disponíveis no mercado, o encontro contribuiu para uma ação imediata em favor da sustentabilidade.