Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias




13 de Novembro de 2023

Sexta da Construção: Especialista aponta as principais causas de atraso dos cronogramas de obra

Por que os cronogramas furam? Essa foi a provocação gerada pelo tema desta Sexta da Construção, 10/11, promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA. A abordagem foi comandada pelo engenheiro civil e advogado, Aldo Dórea, autor de diversos livros nas áreas de orçamento, planejamento de obras e incorporações imobiliárias. Na ocasião, o público do evento pôde mergulhar no intrigante mundo dos cronogramas de construção e conhecer os segredos por trás de mudanças inesperadas, além de descobrir como manter seus projetos no caminho certo.

De acordo com Aldo Dórea, fundador da seção brasileira da maior associação de engenharia, a Association For The Advancement Of Cost Engineering – AACE e presidente da Academia de Engenharia da Bahia, embora a importância do planejamento seja bem conhecida, muitos são os projetos que fracassam por falta de um cronograma lógico, racional e executável. As razões para a frustração do cronograma são diversas, algumas de natureza técnica, outras de natureza gerencial.

“Essa questão de cronograma é muito importante, pois tem a ver com o prazo da obra e tempo é dinheiro. Se uma obra se atrasa, necessariamente vai incorrer em mais custo e muitas vezes o construtor não tem como recuperar esse custo cobrando do seu contratante. Então a figura do cronograma se reveste assim de grande importância para aumentar a chance de sucesso do empreendimento. Através do cronograma o construtor consegue agendar as tarefas de campo numa ordem mais lógica, consegue controlar e identificar os atrasos de tempo, permitindo que ele tome as medidas corretivas para voltar para o prazo originalmente previsto”, esclarece Dórea.

WhatsApp Image 2023-11-17 at 08.02.36.jpeg

A abertura do evento e a mesa de debate foram conduzidas pelo recém reeleito presidente do Sinduscon-BA para o biênio 2023/2025, Alexandre Landim, que reforçou a relevância do encontro e do tema. “O encontro é planejado para acontecer de forma recorrente, trazendo temas de interesse para o setor. Hoje vimos a relevância do cronograma contemplar o escopo completo para que não ocorram furos no decorrer da obra, evitando custos adicionais e atraso na entrega do empreendimento”, afirma Alexandre Landim.