Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



30 de Agosto de 2024

Sexta da Construção debate Inteligência Artificial e suas transformações no setor

WhatsApp Image 2024-08-30 at 17.01.18.jpeg

Historicamente mais tradicional, o setor da construção vem mudando essa realidade com a implantação de tecnologias. A Inteligência Artificial (IA) vem transformando os processos de construtoras e incorporadoras, do escritório ao canteiro de obras. Além disso, a tecnologia tem o poder de transformar as edificações em construções inteligentes que trazem mais economia e segurança para os usuários. 

Pensando nesse cenário, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia - Sinduscon-BA promoveu hoje, 30/08, a Sexta da Construção com o tema Inteligência Artificial na Construção. Na ocasião, ocorreram as palestras do CEO da Agente IA, Guilardo Lopes, e do CEO da Hive, Will Rocha. O evento foi conduzido pelo diretor da entidade, Geraldo Menezes, e contou com a participação do coordenador de indústria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Bahia, Tércio de Carvalho.

Durante o encontro foi evidenciado como a modernização que a inteligência artificial e suas tecnologias trazem para o setor da construção possibilita melhorias para os mais diversos processos das empresas, como: Gestão de riscos e segurança; Monitoramento das etapas de construção; Análise preditiva; Manutenção preventiva; Acompanhamento pré e pós-construção; Atendimento ao cliente; e Vendas. 

De acordo com o CEO da Hive, Will Rocha, eventos como a Sexta da Construção são fundamentais para gerar insights e novos negócios. "A temática de hoje de inteligência artificial é extremamente importante, porque traz várias vertentes, não somente técnicas, mas psicológicas, jurídicas, sociais, que ajudam a ter esse olhar não somente na aplicação, mas no uso de dados, na nossa educação como empresas, como consumidores, como pessoas que impactam outras também". 

Para o CEO da Agente IA, Guilardo Lopes, o setor da construção possui um gap muito grande de tecnologia como um todo. "Não foi à toa que a gente escolheu o setor da construção para começar a implantar os agentes inteligentes, que é uma solução muito mais ampla que atende a diversos setores e a qualquer empresa. Acho que os resultados no setor da construção estão sendo muito rápidos exatamente por conta dessa carência que existe de tecnologia. Então, é possível ver de imediato uma diferença na qualidade do atendimento, na conversão de lead, no aumento do resultado de fato, e a gente sabe que o empresário quer sempre aumento de resultado".

O coordenador de indústria do Sebrae Bahia, Tércio de Carvalho, explica que o Sebrae é uma instituição voltada para a micro e pequena empresa, e mais de 90% das empresas associadas aos Sinduscon-BA ou da cadeia da construção civil são empresas de pequeno porte."Temos muitas soluções de inovação, tecnologia, acesso ao mercado, gestão empresarial. Hoje falamos sobre inteligência artificial e essa é uma solução que faz parte do portfólio do Sebraetec e oferecemos isso com subsídio de até 70%. O Sebrae, além de ter soluções que agreguem valor e desenvolvem esses pequenos negócios, a gente ainda paga uma parte da conta para que seja viável e acessível".