Notícias
Setor da Construção
05 de Agosto de 2020
Setor da construção teve 140 normas técnicas alteradas no 1º semestre
No primeiro semestre deste ano, 140 normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) afetas ao setor da construção foram alteradas. Dessas, 133 foram publicadas e sete canceladas.
Destaque também para as movimentações de normas: 121 estiveram em Consulta Nacional e 64 foram confirmadas (validadas tecnicamente). Essas e outras informações do 1º Semestre de 2020 podem ser conferidas no informativo ‘Números da Normalização da Construção Civil de 2020′ da CBIC.
O Portal CBIC de Normas Técnicas, plataforma criada para acompanhamento e divulgação das normas técnicas do setor, concentra em um único ambiente todas as informações de alterações de normas. Por meio do Portal, os profissionais têm acesso à informação de quais normas estão em revisão, em Consulta Nacional, foram publicadas, confirmadas e caneladas.
Do arcabouço das normas técnicas ABNT, aproximadamente 2.400 são afetas ao setor da Construção. Dessas, 1.281 se aplicam às edificações e compõe o Catálogo de Edificações do Portal CBIC, segundo levantamento referente ao primeiro semestre de 2020. As normas que se aplicam às edificações podem ser conferidas nos oito capítulos do catálogo eletrônico, de acordo com o processo executivo do empreendimento.
Acesse todas as normas que foram alteradas no 1º semestre de 2020.
O segundo semestre de 2020 iniciou com novidades no Portal. Foi lançado o Catálogo de Saneamento Básico, no dia 31/07, checklist eletrônico das normas técnicas ABNT referentes ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
São 625 normas relacionadas, que deverão subsidiar o trabalho dos profissionais da área e contribuir para a conformidade do setor.
O Portal é parte integrante do projeto ‘Inovação e Tecnologia’, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e tem a gestão no âmbito do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), da referida comissão.