Notícias
Setor da Construção
13 de Maio de 2014
SESI reúne especialistas para definir portfólio para a indústria da construção
Como parte do novo posicionamento do Serviço Social da Indústria (SESI) de promover uma atuação em rede, envolvendo os departamentos regionais dos estados, foi realizado no último dia 7 no SESI Bahia, o 1º Painel de Especialistas da Indústria da Construção.
A iniciativa segue o modelo adotado no painel da indústria de mineração que reuniu técnicos, empresários, acadêmicos e gestores. Segundo o gerente de Qualidade de Vida do SESI Bahia, Amélio Miranda, o SESI, que desenvolveu o Programa Nacional de Segurança e Saúde para a Indústria da Construção (PNSSTIC), visa contribuir para a qualidade de vida e segurança no trabalho.
“Este painel trará novas demandas nacionais e regionais para o SESI, e redução dos afastamentos no trabalho, principal fator de queda de competitividade do setor.
O SINDUSCON-BA, representado por João Batista Cavalcante de Vasconcelos, propôs a transferência de tecnologia, por parte do SESI, na formação e multiplicadores, para atuar no ambiente das empresas nas áreas de saúde e segurança no trabalho, o que seria uma forma de assegurar escala no repasse das orientações de prevenção de acidentes. Ele pontuou também a necessidade de adesão aos programas propostos pelas empresas.
Segundo Isnaia Cardoso da Silva, coordenadora PNSSTIC, o painel é uma das etapas da estruturação da rede SESI de atendimento à indústria da construção, que será realizada ao longo de 2014, com previsão de conclusão em dezembro.
O início da operacionalização está previsto para 2015. “Nós conseguimos identificar mais de 20 demandas específicas para compor o portfólio nacional de atendimento da rede da indústria da construção que serão encaminhadas para o departamento nacional do SESI”, destaca.