Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

25 de Julho de 2017

Salvador Benevides debate a importância das Normas Técnicas

A importância da aplicação e desafios para implantar a Norma de Desempenho foram debatidos ontem (24), na sede do SINDUSCON-BA, durante palestra sobre “Normas Técnicas” ministrada por Salvador Benevides,arquiteto e superintendente do Comitê Brasileiro da Construção Civil.
 
A Norma de Desempenho fez a construção civil ficar atenta a questões não tão levadas em consideração no passado. “A Norma de Desempenho é o grande divisor de águas no setor da construção civil, após a sua criação a atenção teve que ser bastante intensa pela necessidade do setor. Para compreender a Norma é preciso entender quem são os responsáveis por sua criação. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Estes Comitês são compostos por secretários, gestores, coordenadores e especialistas. Faz parte do escopo do Comitê Brasileiro – 002 projetos e execução (independente dos materiais), gerenciamento e custos da construção, contratação e recebimento de obras e serviços, requisitos de desempenho de construção e sistemas construtivos, manutenção de edificações e elaboração de manuais de uso e avaliação pós – ocupação e coordenação modular (dimensões), sustentabilidade e Meio Ambiente”, informa Benevides.
 
A Normalização tem como princípios gerais atualização ou criação, simplificação, voluntariedade, transparência, representatividade, paridade e o principal consenso técnico. A Norma tem duas situações: atualizada ou criada. Por regras da ABNT a Norma tem de ser atualizada de cinco em cinco anos, porém se o texto tiver alguma fragilidade a pessoa pode recorrer à ABNT e solicitar uma revisão, mas para que isso ocorra é necessário apresentar um texto técnico defendendo os argumentos e se for aprovado a Norma é revisada. Para criar uma nova Norma o caminho é o mesmo solicitar à ABNT apresentando um texto técnico. “Qualquer um pode e deve participar das discussões para aprovação de uma Norma. Quanto mais esclarecido, com normas atualizadas, melhor o mercado irá se comportar", enfatiza Benevides. 
 
Neste ano as Normas que serão revisadas ou criadas são: Alvenaria Estrutural, Estruturas de Concreto, Saídas de Emergências, Taipa de Pilão e Concreto Celular. Já em 2018 as normas que serão revisadas são: Norma de Desempenho, Projeto de Estruturas de Aço e Concreto de Edifício em Situação de Incêndio, Projeto de Estrutura de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edificações com Perfis Tubulares, Áreas de Vivencia em Canteiros de Obra, Espaço Físico para Solo Urbano, Avaliação de Bens – Parte 4 – Empreendimentos, Desempenho Térmico – Parte 2 e Parte 4 e Índices Urbanísticos.
 
A ABNT elaborou uma plataforma online chamada Webconference com o intuito de ampliar as possibilidades de participação à distância da indústria da construção na discussão de normas técnicas do setor. “A ABNT percebeu a necessidade de oferecer um agente facilitador para aqueles que querem participar das normas em locais onde as mesmas não estão sendo discutidas. Agora, se a discussão for em São Paulo e a pessoa estiver em Salvador poderá participar via internet”, destacou Salvador Benevides.
 
A ABNT conta com apoio da CBIC e do SINDUSCONS que serão as responsáveis por preparar, em suas sedes, as salas com os equipamentos necessários para as webconferences. Importante destacar que essas participações serão válidas e registradas como presenças em lista que será posteriormente encaminhada à Secretaria da ABNT/CB. Os SINDUSCONS interessados em realizar as reuniões deverão formalizar a demanda junto ao CB-002, para a definição das datas das reuniões e comprometimento do gerenciamento do processo. A ABNT, por meio da sua TI, está à disposição para quaisquer dúvidas quanto aos requisitos mínimos para a realização das Webexs e orientações específicas para minimizar o uso do sinal da internet para que a webconference obtenha o resultado esperado e o suporte técnico quando necessário.