Notícias
Economia
06 de Janeiro de 2012
Produção industrial cresce 0,3% em novembro

A produção industrial aumentou 0,3% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimaram desde uma queda de 0,20% a uma alta de 1,30%, com mediana de 0,40%.
Na comparação com novembro de 2010, a produção caiu 2,5%. Este foi o maior recuo registrado desde outubro de 2009, quando a taxa caiu 3,1% neste tipo de comparação. Nesse comparativo as estimativas foram todas de queda, num intervalo de -1,70% a -3,00%, com mediana negativa de 2,50% - exatamente o resultado registrado pelo IBGE.
O resultado mostra uma aceleração no ritmo de queda nesta comparação, frente aos resultados de setembro (-1,6% ante setembro de 2010) e de outubro (-2,2% ante outubro de 2010). No acumulado de janeiro a novembro de 2011, a produção da indústria acumula alta de 0,4%. Em 12 meses até novembro, a alta é de 0,6%. Com o resultado, a média móvel trimestral do índice registrou uma variação negativa de 0,8% para o trimestre encerrado em novembro.