Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

16 de Janeiro de 2018

Presidente do Sinduscon fala sobre o mercado imobiliário

Neste último sábado (13), na Rádio Transamérica, o Radar Imobiliário, entrevistou o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Oliveira Passos. Segundo ele, o ano de 2018 será melhor para o setor imobiliário, em nível nacional quanto local"acredito que esse ambiente positivo, também irá alcançar a economia daqui da Bahia, principalmente em Salvador", disse.
Carlos Henrique, também falou sobre o mercado imobiliário no interior do estado, especialmente em algumas grandes cidades, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus entre outras, que já tem um mercado bem consolidado e até cidades de médio porte, passou a ter um mercado imobiliário, mais voltado para habitações, com recursos do FGTS.
De acordo com o presidente, no Litoral Norte e na própria cidade de Camaçari, começou a se ter um mercado imobiliário efetivo, com habitações do MCMV (Minha Casa, Minha Vida), além de algumas regiões com Jacuípe, Arembepe, Monte Gordo, terem deixado de serem lugares para veraneio, para virar primeira moradia, devido ao crescimento das localidades.
Sobre o crédito imobiliário, Carlos comentou que ele é baseado basicamente em duas grandes fontes de recursos, uma é o fundo de garantia e o outro é a caderneta de poupança. E que no primeiro semestre de 2017, a caderneta de poupança, viveu a fuga de recursos, com os bancos fugindo do crédito imobiliário, mas o segundo semestre foi muito positivo para a poupança, tanto que a poupança fechou o ano com R$ 17 bilhões e hoje tanto a poupança, quanto o fundo de garantia, tem condições de atender as demandas do mercado imobiliário.
Carlos finaliza que apesar de tudo, tem um otimismo em relação a este ano, "um otimismo moderado, por que a gente depende de variáveis ainda a serem resolvidas, mas estamos trabalhando, nas instâncias para esta solução", completa.