Notícias
Geral
17 de Outubro de 2013
Presidente da Fieb diz que é possível novo ciclo de desenvolvimento no país

A indústria precisa ampliar sua competitividade, criando novo ciclo de desenvolvimento sustentável. É o que defende o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), José de Freitas Mascarenhas, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia.
De acordo com Mascarenhas, isso pode ser feito priorizando-se seis pontos: educação e qualificação, inovação, infra-estrutura, interiorização, internacionalização e desenvolvimento sustentável.
Ele ressalta o fato de que as pequenas indústrias ocorrem em maior número, mas destaca ser preciso “considerar que o mundo hoje se tornou muito competitivo. O que o sistema Fieb faz, disse, é prover um aparato de assistência, desenvolvendo a área de inovação, “hoje uma das melhores do país”.
Nesse caso, destaca-se o Cimatec - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, com o objetivo de atender à indústria através das ações de educação para o trabalho, serviços técnicos e tecnológicos e pesquisa aplicada.
Mascarenhas ressalta que foco é o trabalhador, mas revela que a classe média está cada vez mais demandando os serviços do Cimatec, em busca de instrumentos e ferramentas que lhe permita ingressar no mercado de trabalho.
“No Cimatec, o trabalhador pode matricular o seu filho e vê-lo sair de lá como doutor.”