Notícias
Geral
19 de Julho de 2013
Por dentro da obra

A gestão ambientalmente correta da água em um empreendimento está relacionada à redução do consumo de água potável e à diminuição dos riscos de poluição e inundação.
Para otimizar o consumo de água potável na nova sede do SINDUSCON-BA os projetistas de hidráulica realizaram uma avaliação do consumo previsto na fase de uso e operação.
Entre as soluções destaca-se o aproveitamento das águas pluviais que serão captadas pelo telhado verde, composto por um piso elevado com tubos de irrigação e drenagem que abastecerão o reservatório de água instalado abaixo do jardim e acima da laje.
A água armazenada será utilizada para a irrigação do jardim por um sistema de capilaridade. Quando houver excesso de água, ela será destinada ao reservatório da estação de tratamento, no subsolo, para utilizações diversas, como nos vasos sanitários.
Destacam-se ainda o reuso de águas cinzas (água residual de processos como lavar louça e roupas), a recuperação da água de condensação de ar condicionado, instalação de restritores de vazão nos equipamentos sanitários, mictórios sem agua, medidores de consumo individual dentre outras ações.
A nova sede do Sinduscon-BA está sendo construída dentro dos critérios do Processo AQUA e alcançou desempenho excelente em sete categorias e bom em uma, na segunda fase do processo de certificação do selo AQUA (fase-concepção).