Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


12 de Julho de 2013

Por dentro da obra

20210315033515_604ec7e3d404d.jpg

A nova sede do SINDUSCON-BA está sendo construída dentro dos critérios de sustentabilidade do Processo AQUA. As soluções adotadas no empreendimento, que será entregue neste segundo semestre, estão presentes nas fases de concepção arquitetônica, construção e de uso e operação. 

A redução do consumo de energia e água é fundamental quando se pensa em sustentabilidade, afinal, considerando-se um empreendimento com vida útil de 75 anos, o custo da fase de uso e operação representa 80% do custo global, para o qual o consumo de água e energia tem grande contribuição.

Desde a concepção do empreendimento foi colocado como premissa a necessidade de se trabalhar todos os projetos de maneira integrada, visando reduzir as necessidades de energia, sobretudo nos sistemas de resfriamento e iluminação.

O conselheiro do Sindicato, Thales de Azevedo Filho, grande mentor e incentivador da construção de um edifício sustentável que seja emblemático para setor, é o responsável pelos projetos de instalações hidro-sanitárias, elétricas, de telefonia e de incêndio, desenvolvidos com foco nas melhores soluções inovadores visando a eficiência energética e a racionalização no consumo de água. 

São exemplos destas soluções o sistema de ar condicionado a gás natural (GHP), o qual proporcionará uma redução de 91% no consumo de energia elétrica; uma  roda entálpica para recuperação da energia térmica; Sistema Dali (gerenciamento de iluminação), para melhor aproveitamento da iluminação natural; lâmpadas LED, que podem proporcionar economia de 40 a 50% no consumo de energia; uso de fontes de energia alternativas, como placas fotovoltaicas e turbinas eólicas; controles automatizados com sensores de presença; aquecedores de água com recuperação de calor, o aproveitamento de águas pluviais e águas cinzas e da água resultante da condensação do ar condicionado e telhado verde.