Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


05 de Julho de 2013

Por dentro da obra

20210315033312_604ec76879ddc.jpg

Com a estrutura pronta e o acabamento em execução, a atual fase da obra da nova sede do SINDUSCON-BA concentra-se, sobretudo, na instalação da fachada ventilada.

A solução tem como materiais o alumínio composto, paredes em bloco de concreto e o vidro de controle solar, o qual visa maximizar a entrada de luz e, ao mesmo tempo, impedir a entrada de calor.

A engenheira Natasha Thomas, assessora técnica do Sindicato, destaca que cada fachada recebe tratamento específico, variando a relação entre as superfícies opacas e as transparentes, conforme a orientação cardinal, o que gera benefícios na eficiência energética.

A escolha dos materiais da fachada também confere uma maior inércia térmica à edificação, conceito que está relacionado à atenuação das variações de temperatura e que proporciona uma redução no consumo de energia pelo sistema de climatização. O uso de fachadas ventiladas também contribui com o aumento de produtividade, afinal, as placas são montadas no canteiro.

Para ser sustentável, um empreendimento deve seguir alguns parâmetros básicos: ser ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente aceito. E estes devem ser considerados desde a concepção, construção, uso e operação e até o final da vida útil de um empreendimento.

A nova sede do SINDUSCON-BA está sendo construída dentro dos critérios do Processo AQUA e alcançou desempenho excelente em sete categorias, superior em seis e bom em uma, na segunda fase do processo de certificação do selo AQUA (fase-concepção).