Notícias
Geral
01 de Março de 2013
Por dentro da Obra

O projeto da nova sede do SINDUSCON-BA está sendo implementado dentro dos critérios de sustentabilidade do Selo do Processo AQUA – o primeiro referencial técnico brasileiro para construções sustentáveis, concedido pela Fundação Vanzolini.
Em junho de 2012 a nova sede foi certificada na fase Programa com sete categoriais no nível excelente, cinco no nível superior e duas no nível bom. Atualmente o SINDUSCON-BA está preparando o dossiê para a certificação na fase Concepção (segunda). A terceira fase será a de Realização.
A certificação Processo AQUA é concedida pela Fundação Vanzolini, por meio de auditorias presenciais independentes, que confrontam as soluções de projeto com o desempenho almejado pelo empreendedor. Um ano após a conclusão da obra, o empreendimento será auditado na fase de Uso e Operação, que confere o desempenho e eficiência do edifício em termos da gestão do consumo de água e energia, gestão de lixo (coleta seletiva) e manutenção da edificação, entre outros pontos.
O Processo AQUA é o primeiro selo que levou em conta as especificidades do Brasil para elaborar seus 14 critérios – que avaliam o desempenho ambiental do empreendimento durante seu desenvolvimento, que abrange tanto a vertente de gestão ambiental como a natureza arquitetônica e técnica.
Tais critérios foram sub-divididos por temas: Eco-construção (relação do edifício com o seu entorno; escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos; canteiro de obras com baixo impacto ambiental), Gestão (da energia; da água; dos resíduos de uso e operação do edifício; manutenção: permanência do desempenho ambiental), Conforto (higrotérmico; acústico; visual; olfativo) e Saúde (qualidade sanitária dos ambientes; do ar e da água).