Notícias
Economia
30 de Agosto de 2013
PIB brasileiro cresce 1,5% no segundo trimestre e supera expectativas

Após um desempenho frustrante nos primeiros três meses do ano, o PIB reagiu diante de estímulos do governo ao investimento e de uma retomada da produção da indústria e cresceu 1,5% no segundo trimestre.
O dado foi divulgado pelo hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou as previsões feitas pelo mercado.
As principais instituições financeiras e consultorias previam um avanço entre 0,8% a 1%. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, a economia brasileira registrou alta de 3,3%. Com esse resultado, a variação acumulada no primeiro semestre ficou em 2,6%.
Em valores, o PIB somou R$ 1,2 trilhões no segundo trimestre. Na taxa anualizada (quatro trimestres encerrados em junho), o PIB somou um avanço de 1,9%.
O desempenho está abaixo do que o governo prevê para 2013, um crescimento de apenas 2,5%. Impulsionado pela redução de tributos a alguns setores e crédito subsidiado pelo governo para o investimento (especialmente de linha do BNDES), a chamada formação bruta de capital fixo (investimento em máquinas, equipamentos e construção civil principalmente) cresceu 3,6% entre abril e junho ante o primeiro trimestre.