Notícias
Campanha
03 de Setembro de 2012
PIB baiano cresce mais que o nacional

O PIB baiano cresceu 2,6% no segundo trimestre deste ano e pelo menos 3,6% no semestre, quando comparado com igual período do ano anterior. As informações foram anunciadas durante uma coletiva na Secretaria do Planejamento.
Os dados otimistas reforçam a expectativa de a Bahia encerrar o ano com crescimento do PIB em 3,7% e o Brasil em 1,7%, segundo anunciado pelo diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, que mencionou que no segundo trimestre deste ano a economia brasileira cresceu 0,5% e no semestre, 0,6%. Ele ressaltou que a alta baiana é determinada pelo crescimento no setor de serviços. “Cito em especial o comércio varejista e a administração pública, que registrou alta de 2%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, quando são eliminadas as influências sazonais, o PIB baiano cresceu 0,4%”.
Reis apontou que no segundo trimestre deste ano, a indústria baiana registrou expansão de 0,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo ele o baixo desempenho industrial baiano foi determinado pela dinâmica negativa do setor de transformação. No ano, o PIB industrial baiano acumula alta de 4%. A construção civil cresceu 4,4% no período e a construção civil baiana registra expansão de 8,1%, o que corresponde a criação de 5 mil postos de trabalho no setor.