Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



14 de Fevereiro de 2023

Novo Minha Casa anima setor imobiliário e construção civil na Bahia

O retorno do 'Minha Casa, Minha Vida' trouxe otimismo e animação para o setor da construção civil e para as famílias de baixa renda que desejam ter a casa própria, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reinaugurar o projeto nesta terça-feira (14), em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. 

A novidade é vista com bons olhos pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA). O presidente da associação, Cláudio Cunha, falou sobre a expectativa da associação: "Nossa expectativa é a melhor possível. Primeiro porque o investimento em imóveis faixa 1 vai reduzir o número de domicílios considerados precários, promovendo maior qualidade de vida da população de baixa renda e isso reflete em toda a sociedade", declarou. 

Com o relançamento do programa de habitação, Cláudio Cunha projetou crescimento expressivo no setor imobiliário, econômico e geração de novos empregos na Bahia. "Estimamos um crescimento de 12% no segmento imobiliário em 2023 com o 'Minha Casa Minha Vida' e geração de novos empregos que já faz do mercado imobiliário um dos mais importantes na formação de trabalho formal no país", afirmou.

Cunha ainda pontua que o aumento da oferta de habitações populares não vai inibir o crescimento dos lançamentos de imóveis de alto e médio padrão, que tiveram protagonismo em 2022. "Acredito que as construtoras continuarão apostando neste segmento imobiliário, que segue efervescente e possui grande procura", conclui.

Segundo dados da Fundação José Pinheiro, o Brasil tem uma deficiência de 5,9 milhões de casas e 1,5 milhão de domicílios precários. Construtoras associadas da ADEMI-BA, que já atuavam no Programa Casa Verde e Amarela, devem aumentar, neste primeiro semestre, o número de contratações, fomentando ainda mais o emprego no estado baiano. O segmento imobiliário está em 4ª posição no ranking de geração de empregos e trabalho formal no país. 

De acordo com o governo Lula, o foco da retomada do Minha Casa Minha Vida será a contratação e construção de imóveis para a chamada Faixa 1, que beneficia famílias de menor renda.

Fonte: CBIC