Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


04 de Abril de 2011

Mulheres com a mão na massa

20210315010918_604ea5ae383f3.jpg

Ela começou a trabalhar em uma obra e hoje comanda uma equipe de 16 funcionários: 15 mulheres apenas um homem, recém-chegado à equipe. Aline Passos, gerente de engenharia da construtora Concreta, e suas subordinadas fazem parte de um exercito feminino formado que vem conquistando a cada dia mais espaço na construção civil, mercado até então predominantemente masculino. “No começo, enfrentei resistência. Conseguir impor respeito perante aos operários não foi fácil. Mas a mulher tem o seu jeitinho de falar, de quebrar o clima. Hoje, muitos chegam perto de mim e lembram como era bom trabalhar juntos”, conta Aline, na profissão desde 1996.

O jogo de cintura é uma das características apontadas como positivas para o ingresso neste mercado. Mas não basta. Outras habilidades ganham destaque na hora de contratar. “Em primeiro lugar avaliamos a competência, mas a mulher leva algumas vantagens: consegue fazer muito mais coisas ao mesmo tempo. Os homens também fazem muito bem feito. Mas uma coisa de cada vez” avalia Aline. A visão não é parcial, também conta com a aprovação dos homens.

“As mulheres são mais cuidadosas, mais disciplinadas” elogia o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima. Segundo ele, o boom imobiliário e falta de mão de obra no mercado permitiram novas oportunidades para as mulheres. “O programa de qualificação conta hoje com maioria feminina. Em várias área: pedreira, carpinteira, armadora e principalmente nas funções de acabamento, onde a mulher tem mais aptidão que o homem” explica. O setor só tem a lucrar com isso”, conclui.