Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


29 de Maio de 2013

Missão Técnica Empresarial compartilha experiência em evento na FIEB

20210315032342_604ec52e52a0a.jpg

Participantes da Missão Técnica Empresarial ao Reino Unido, realizada entre 2 e 9 de março de 2013, fizeram uma palestra nesta quarta-feira (29), no auditório da FIEB para compartilhar sua experiência.

O mediador do evento foi o diretor de Relações Institucionais do SINDUSCON-BA, Vicente Mattos, que ressaltou que a sustentabilidade é o caminho natural a ser seguido pela indústria da construção.

A assessora técnica do Sindicato, Natasha Thomas, e a consultora Ana Rocha, da Proactive Consultoria, destacaram o roteiro de visitas técnicas que incluiu uma visita à BRE, organização britânica independente fundada em 1921, logo após a I Guerra, que busca novos materiais e soluções construtivas. “É uma organização que preenche a lacuna entre a academia e a indústria em busca de soluções com aplicabilidade”, destacou Natasha.

A necessidade de se aplicar as soluções sustentáveis para a construção foi ponto comum levantado pelos participantes do evento e da missão, empresários e representantes do Sindicato, da UFBA e do Senai.

A viagem foi uma oportunidade também para ouvir palestras dos principais experts no tema como Orisvaldo Barros, David Leonard e Phil Buttery. “Vimos que o desafio brasileiro é estabelecer padrões de consumo e desempenho que levem em conta a tipologia do empreendimento e sua localização”, destacou Ana Rocha.

Além disso, os representantes puderam visitar a Ecobuild, maior feira de sustentabilidade da Europa voltada para a Construção, o escritório e o Centro de Pesquisa de Materiais do Foster and Partnes, considerado o mais arrojado em soluções arquitetônicas e avançado em soluções integradas no mundo.

“O Foster propõe a integração do projeto de arquitetura com o de engenharia com foco na construção, o que só é possível com uma equipe multidisciplinar”, observou Vicente Mattos.

A missão visitou ainda a Vila Olímpica, convertida em complexo de apartamentos com serviço e mobilidade urbana, The Chrystal, um dos prédios mais sustentáveis do mundo que reúne as principais inovações em construção, entre outros laboratórios de ensaio e testes.

Entre as conclusões no debate desta manhã está a necessidade de se estabelecer uma política pública que induza ao desenvolvimento sustentável, fundamental para o aumento da produtividade e competitividade almejados pelo setor da Construção.