Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


14 de Junho de 2013

MDIC apresenta novidades do programa de Capacitação de Trabalhadores do Pronatec

20210315032813_604ec63d743f9.jpg

O diretor de Tecnologias Inovadoras da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rafael de Sá Marques, apresentou na última quarta-feira (12), em Brasília, as mudanças promovidas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Capacitação.

O Pronatec agora integra o Plano Brasil Maior, que busca a melhoria da competitividade do setor e está promovendo um grande programa de capacitação para requalificar os atuais trabalhadores e qualificar os trabalhadores da construção civil.

Nesse novo formato, a ideia é que as entidades representativas do setor participem do levantamento das demandas e da elaboração do conteúdo das turmas.

Na ocasião, foi apresentado o Quadro de Demanda a ser preenchido pelas empresas do setor da Construção com a descrição do curso necessário; tipo do curso; Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO); unidade da federação; município; demanda por qualificação; demanda por requalificação, e mês desejado de início do curso.

Como o setor da construção já esta trabalhando com o Pronatec, via Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os cursos que exigiam qualificação, mas não se enquadravam no alvo do MDS, agora podem ser incluídos no Pronatec Plano Brasil Maior.

Segundo Rafael Marques, isso facilitou a formação das turmas. “Os cursos poderão ser realizados dentro da própria empresa, com a participação dos atuais funcionários e dos que estão sendo selecionados pelas empresas”, disse.

De acordo com ele, não existe um compromisso de contratação. O que existe é que as empresas devem fazer um levantamento da demanda e participar da elaboração do curso.

O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima, e o vice-presidente, Carlos Henrique Passos participaram da reunião do Conselho.