Notícias
Coronavírus
27 de Abril de 2020
‘Programa Juntos Contra a Covid-19’ orientará 50 mil trabalhadores
A Blitz contra a Covid-19, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria da Bahia (Sesi-BA), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), já foi realizada em 25 canteiros de obra em Salvador, Candeias e Vitória da Conquista, envolvendo 1.500 trabalhadores do setor da construção civil nestes municípios.
Iniciadas em Salvador, no dia 14 de abril, as blitze têm atualmente 66 canteiros de obras inscritos em todo o estado. A estimativa é que cerca de seis mil trabalhadores da indústria da construção sejam envolvidos. A expectativa do Sesi e do Sinduscon é que mais empresas façam adesão à iniciativa, que deve ser efetuada junto ao sindicato.
As blitze fazem parte do Programa Juntos Contra a Covid-19, que tem como meta atingir uma população de 50 mil trabalhadores de mil empresas industriais associadas aos sindicatos da Construção, Vestuário e de mármores e granitos, além de 550 empresas clientes do Sesi Viva +.
Já como reflexo da ampliação do programa, na próxima semana serão realizadas blitze nas indústrias vinculadas aos sindicatos do vestuário – Sindvest de Feira de Santana e Sindvest Salvador – e indústria de mármores e granitos – Simagran. As blitze também serão realizadas na região oeste do estado da Bahia, em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
O superintendente do Sesi Bahia, Armando Neto, explica que o Sesi tem respondido a uma demanda do setor empresarial e comparecido ao chão de fábrica das industriais baianas, desenvolvendo ações de contenção e prevenção do coronavírus. “Começamos com atendimento ao setor da construção civil e agora estamos trabalhando com outros setores em todo o território estadual. A expectativa é que, no curto espaço de tempo, tenhamos atendido mais de 10 mil trabalhadores”, destaca o superintendente.
Orientações Técnicas
O Programa Juntos Contra a Covid-19 tem caráter educativo junto à força de trabalho, mas também esclarece à indústria o passo a passo do protocolo, caso haja algum indício da doença no ambiente laboral. Também é feito um check list com um plano de ação para que as empresas adotem todos cuidados necessários, desde dimensionamento de EPIs, até sugestão de layouts.
Na iniciativa, as equipes, compostas por engenheiros, técnicos de enfermagem e enfermeiros do trabalho, realizam ações preventivas de saúde e orientam sobre o cumprimento dos ofícios circulares SEI nº 1247 e nº 1088, do Ministério da Economia, direcionado às empresas industriais diante da pandemia do novo coronavírus.