Notícias
Economia
09 de Janeiro de 2014
Leilões de energia em 2013 movimentaram R$ 83 bilhões

Os leilões operacionalizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no ano passado movimentaram R$ 83,5 bilhões.
Esse valor, segundo a CCEE, refere-se ao montante negociado em todos os certames de energia realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica para o ambiente regulado. Foram viabilizadas novas usinas que somarão capacidade instalada de 7,145 GW até 2018.
Dentre as fontes que participaram dos certames, o destaque ficou com as eólicas, que viram o maior nível de contratação de sua história com pouco mais de 4,7 GW viabilizados nos leilões.
Logo em seguida aparece a fonte hídrica com as UHEs que somaram 1,145 GW em capacidade nova e as PCHs com 481,28 MW. A biomassa foi a terceira fonte que conseguiu vender energia no país e que permitiu a entrada de 808 MW de capacidade adicional.
Apesar da térmica a carvão ter seu retorno às disputas, não houve contratos para a fonte, assim como as térmicas a gás natural. A solar participou pela primeira vez e também não fechou acordos nos leilões da Aneel.