Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Geral


25 de Outubro de 2013

Infraestrutura puxa recuperação da construção civil, aponta sondagem da CNI

20210315041409_604ed101babba.png

Puxada pelo ramo de infraestrutura, a construção civil mostrou sinais de que deve voltar a registrar crescimento nos últimos meses do ano.

Dados de atividade, situação financeira e expectativas do segmento apontam para uma "tendência de melhora, indicando que o período mais negativo do ano já passou", segundo a Sondagem Indústria da Construção, relativa a setembro, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre agosto e setembro, a atividade do setor ficou praticamente estável, pois o indicador que compara o resultado dos dois meses ficou em 49,7 pontos.

O segmento de obras de infraestrutura foi o que apresentou melhor desempenho na comparação com construção de edifícios e serviços especializados (empresas que prestam serviços para os demais ramos, como assentamento de azulejos).

Também foi feito um levantamento com as empresas de construção civil sobre as expectativas em relação ao nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumos e número de empregados.

Todos os quatro itens apresentaram resultados mais positivos em outubro em relação a setembro, o que também foi puxado pelo ramo de obras de infraestrutura.

Apesar de a elevada carga tributária ainda ser a principal reclamação da indústria da construção civil, a falta de demanda ganhou peso na lista de problemas do setor entre o segundo e terceiro trimestres.