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01 de Outubro de 2019
Informativo 07/2019 - Gestão do Conhecimento
A NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade, no item 7.1.6 refere-se ao Conhecimento Organizacional e descreve que a Organização deve determinar o conhecimento necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços. Ainda esclarece que este conhecimento deverá ser mantido e estar disponível na extensão necessária.
Conhecimento Organizacional é o conhecimento específico para a organização, obtido por intermédio da própria experiência da empresa, que deverá ser usada e compartilhada para obter os objetivos da organização.
O Conhecimento Organizacional pode ser baseado em fontes internas, como propriedade intelectual, lições aprendidas de falhas e projetos bem-sucedidos e fontes externas como palestras, eventos, cursos, conferências, compilação de conhecimento de clientes ou provedores externos.
Aliado às questões externas e ao amadurecimento empresarial, surge a necessidade e/ou tendências de mudanças. A norma afirma que a organização deve considerar seu conhecimento nesse momento e determinar como adquirir ou acessar qualquer conhecimento adicional necessário e suas atualizações requeridas.