Notícias
Geral
17 de Dezembro de 2013
Inauguração da nova sede do SINDUSCON-BA

O novo presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos, e a diretoria para o biênio 2013-2015 tomaram posse na noite de ontem (16), na nova sede da entidade, em cerimônia que contou com as presenças do governador Jaques Wagner e do prefeito de Salvador, ACM Neto.
VARIAVEL_IMAGEM
Também participaram da solenidade, o secretário estadual da Indústria e Comércio, James Correia; o ex-presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima; o senador Walter Pinheiro; presidente da FIEB, José Freitas Mascarenhas; vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins; vice-presidente de habitação da Caixa, José Urbano Duarte; presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti e representante dos trabalhadores da construção, Antônio Ubirajara Santos Souza.
VARIAVEL_IMAGEM
Na ocasião, o governador destacou a importância estratégica da construção civil para o crescimento do Estado, em conjunto com os investimentos federais e estaduais nas áreas de habitação, com o programa Minha Casa Minha Vida, infraestrutura, formação e qualificação de mão de obra. "Este é o setor que mais apresenta taxa de retorno de empregos criados por capital investido e acredito que o próximo ano terá um crescimento ainda maior com os investimentos previstos, representando mais empregos criados", disse.
VARIAVEL_IMAGEM
Para Jaques Wagner, a nova sede do SINDUSCON-BA é um marco para o setor da construção civil na Bahia. "Este edifício, seguramente, vai se tornar referência para o setor. É necessário coragem para investir entre 15% e 16% para otimizar dinheiro que vai ser retomado com a economia de recursos como energia e água". Além disso, Wagner abriu as portas do gabinete do governo e das secretarias de Planejamento, e da Indústria e Comércio para receber os interlocutores do Sindicato.
VARIAVEL_IMAGEM
O prefeito ACM Neto reconheceu a importância e a força da representatividade do SINDUSCON-BA. Segundo o Neto, em janeiro a prefeitura irá apresentar projetos do novo PDDU e da nova LOUOS para o amplo debate com a sociedade. "Nossa expectativa é em dezembro de 2014 estarmos com um novo PDDU e uma nova LOUOS”.
Para o novo presidente do Sindicato, Carlos Henrique Passos, o crescimento registrado pelo setor nos últimos três anos permite manter o ritmo de obras e a criação de postos de trabalho. "A construção civil está muito relacionada à economia, abrindo oportunidades quando o país vai bem, tendo a capacidade de criar empregos de forma rápida, quando a economia precisa de estímulo, acolhendo trabalhadores de menor renda e cada vez mais qualificados", afirmou durante o seu discurso de posse.
VARIAVEL_IMAGEM
“Exercer a presidência do SINDUSCON-BA representa um grande desafio de doação e de simultaneamente compartilhar a condução do sindicato e da nossa empresa. Este é um desafio possível e que irei cumprir, juntamente com os demais membros eleitos para esta gestão, porque acreditamos na visão do SINDUSCON-BA como entidade que é protagonista das mudanças da cidade e do estado, seja em razão da ação institucional, ou das obras realizadas por seus associados”, completou.
VARIAVEL_IMAGEM
O ex-presidente do Sindicato, Carlos Alberto Vieira Lima, entregou a nova sede e fez um balanço de sua gestão, destacando os principais pontos como: reestruturação dos processos administrativos e a gerência de Relações Trabalhistas; intensificação na participação nas CPRS promovendo o diálogo com o governo e a representação dos trabalhadores; criação da assessoria de Inovação Tecnológica e de Sustentabilidade para dar suporte às ações na promoção da busca de novos caminhos para a indústria da construção.
VARIAVEL_IMAGEM
Além disso, Vieira destacou as melhorias nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Comunicação e promoção e defesa do Mercado da Construção. Para Vieira Lima, “o desafio não era construir um prédio com poucos recursos, pois na casa do construtor isto faz parte de nossa tarefa do dia a dia. O sonho era construir uma sede que fosse vitrine dos conceitos e soluções de sustentabilidade, que demonstrasse a viabilidade técnica e econômica de um projeto sustentável, e que incorporasse novas tecnologias, sistemas, materiais e boas práticas”.
VARIAVEL_IMAGEM
“Nossa meta é que esta sede seja um espaço multiplicador de ideias e de conhecimento, e que este conhecimento seja difundido no setor, rompendo barreiras e abrindo novos caminhos. Era um sonho que muitos consideravam impossível de se realizar, pois diziam que não tínhamos recursos suficientes e que estávamos avançando “demais”. Mas, aliados com a maioria do Conselho Diretor, da Diretoria e aconselhados pelo Conselho Consultivo, sempre acreditamos no que afirmou o grande líder Nelson Mandela, “tudo parece impossível até que seja feito”, finaliza Vieira.