Notícias
Setor da Construção
02 de Dezembro de 2020
GT de Normas – Desempenho Térmico
A Norma de Desempenho completou em Julho de 2020 seu oitavo ano de vigência e com seu aniversário vieram as primeiras plenárias para revisão e aprovação da sua 5ª edição. Em setembro de 2018, o CB002 juntamente com a CE 002136001 – Comissão especial para revisão da Norma de Desempenho instituiu comissões de especialistas para analisar a norma e propor sua revisão. Foram criados 07 (sete) grupos divididos nas seguintes temáticas: G1 – Desempenho Estrutural, G2 – Segurança contra Incêndio, G3 – Desempenho Térmico, G4 – Desempenho Lumínico, G5 – Desempenho Acústico, G6 – Estanqueidade e G7 – Durabilidade e Manutenibilidade.
Em 2020, observamos que os grupos mais evoluídos nas discussões foram os grupos G3, G4 e G5, todos associados ao tema habitabilidade. O texto base com as propostas das mudanças para o tema do Desempenho Térmico começou a ser discutido em 21/08/2020, na 4ª reunião ordinária do GANT/COMAT, onde foram discutidas as principais sugestões de alterações e estruturação das sugestões num único texto para envio da Comissão de revisão da Norma.
Após a realização desta reunião, os integrantes do GANT/COMAT acharam prudente realizar mais uma rodada de discussões, desta vez com as contribuições de consultores ou empresas, a se realizar no dia 27/08/20, pela manhã. Neste encontro foram apresentados estudos sobre a temática com a realização de simulações com a alteração proposta para o Método Simplificado, que foi acrescido, em sua modelagem matemática, da parcela que corresponde à razão das esquadrias em função da parede.
A TECOMAT apresentou 03 (três) tipologias de edificações, sendo: 01 Minha Casa Minha Vida, 01 empreendimento de médio porte e um de alto padrão (com área considerável de vidros). Ficou clara na apresentação que as mudanças sugeridas, além de corrigir a metodologia, não traziam mudanças significativas para os empreendimentos que possuem esquadrias que não ultrapassam a área de 4m2 e que já se enquadravam como nível de desempenho mínimo. Para o método de simulação computacional, a mudança foi mais detalhada, inclusive com a incorporação do modelo de referência.
A partir desta discussão foram levadas dúvidas e ressalvas ao coordenador especialista, Roberto Lamberts. A plenária da ABNT que discutiu as mudanças normativas ocorreu no dia 01/09/2020 e como não houve consenso sobre o método simplificado uma nova plenária foi agendada para data 30/09/2020, onde finalmente o texto foi aprovado e será levado à consulta Nacional ainda este ano.