Notícias
Política
14 de Agosto de 2013
Gabrielli diz que problema das obras do PAC é a falta de projetos eficientes

O secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, defendeu ontem (13), em Brasília, que o problema das obras do PAC não é a falta de recursos, mas de projetos e de gestão. “Se tiver projeto e capacidade de executar, os recursos estão disponíveis no Orçamento da União, no mercado de capitais e nos bancos”, afirmou.
Conforme Gabrielli, não basta ter projeto. “É preciso ter projeto eficiente. E, ao mesmo tempo, fazer decolar a estrutura federal nas áreas de execução e de gestão desses projetos”.
Segundo ele, as dificuldades enfrentadas pelas empresas e pelos novos investidores para participar dos projetos de infraestrutura se devem aos novos marcos regulatórios dos portos e aeroportos recém aprovados pelo Congresso Nacional, e o da mineração, ainda em processo de discussão.
O secretário alertou para os problemas de infraestrutura dos estados do Norte e do Nordeste que crescem mais do que os estados do Sul e do Sudeste do país.
O secretário ressaltou o fato de que municípios pequenos e médios da Bahia, nos quais há injeção de recursos do Bolsa Família, aposentadoria e incentivo à agricultura familiar, registrarem crescimento econômico superior à média.