Notícias
Setor da Construção
26 de Agosto de 2013
FGV reduz previsão de crescimento do PIB da construção para 2% em 2013

A coordenadora de Projetos da Construção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ana Maria Castelo, anunciou na última semana a redução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da construção para 2% em 2013.
A estimativa vem caindo desde janeiro, quando se acreditava em uma expansão de 4% para o setor. Entretanto, para a economista, o cenário econômico do país é menos pessimista que o apontado pela deterioração das expectativas dos empresários do setor.
Em junho, a renda continuava registrando aumento de 2,5%, o mesmo percentual de junho de 2012. O emprego segue crescendo, embora em ritmo menor, e a taxa de desocupação na economia mantém-se em 6% desde 2011.
Outra a reduzir a previsão do crescimento do PIB da construção foi a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A entidade divulgou que sua projeção para este ano caiu de 4% para 3%.
Segundo a CBIC, o motivo para esta redução é a lentidão das obras públicas de infraestrutura, somada ao menor volume de lançamentos imobiliários entre 2012 e 2013.
A perspectiva da CBIC para o setor de infraestrutura é que ocorra um aumento gradual dos investimentos, tendo em vista que o Ministério da Fazenda prevê a movimentação de R$ 470 bilhões com projetos de logística, energia elétrica e petróleo e gás em 2014.