Notícias
Mercado
08 de Fevereiro de 2017
Estado busca viabilizar construção de ponte Salvador-Itaparica
O governo da Bahia apresenta ao governo federal, na próxima semana, a modelagem financeira e a Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) do Estado para construção da Ponte Salvador Itaparica – que tem 12,3 km de extensão, está orçada em R$ 5,8 bilhões e é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico da parte norte da Baía de Todos-os-Santos, hoje responsável por 77,8% do ICMS arrecadado no estado.
A PMI será entregue ao ministério dos Transportes, à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, a quem está subordinado o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.
O secretário de Planejamento da Bahia, o vice-governador João Leão, informou que essa etapa é de fundamental importância para que o projeto da ponte possa ser oferecido ao mercado investidor. "Se o governo federal aprovar a nossa PMI, poderemos agilizar as licitações. Temos seis projetos prontos e com o licenciamento ambiental aprovado". informou Leão. "Se tudo der certo, em novembro poderão ser lançados os editais e em janeiro de 2018 a obra da ponte ser iniciada".
Entre as empresas interessadas no projeto está a CRBC, grupo chinês especializado em construção de pontes, que já assinou com o governo da Bahia um protocolo de intenções para a parceria.