Notícias
Geral
10 de Junho de 2013
Empresas terão que usar Sped na folha de pagamento

As empresas devem ficar atentas às novidades do Projeto Sped – Sistema Público de Escrituração Digital. Tudo indica que a partir do segundo semestre deste ano, será liberado o leiaute para início dos testes do mais novo integrante do projeto: o e-Social, no qual serão incluídos, dentre outros, a folha de pagamento e diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias, de segurança e medicina do trabalho em um mesmo ambiente público digital.
As empresas terão que fornecer dados trabalhistas e previdenciários mais detalhados, praticamente em tempo real. Conhecer as mudanças antecipadamente evita o pagamento das multas por conta de inadequações, que, a exemplo do Sped Fiscal e Contábil podem custar em torno de R$ 5 mil.
O Projeto e-Social trará mudanças interessantes como a substituição gradual de diversas obrigações acessórias como GFIP, Caged, RAIS, dentre outras, simplificando a vida do empresário, além de criar um padrão para as verbas das folhas de pagamento, criando um modelo único para todas as entidades.