Notícias
Economia
21 de Outubro de 2010
Empresas da China se interessam pelo Porto Sul

O porto público do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul já desperta interesse em investidores chineses. As empresas Rizhao Port e Quingdão Port e a do setor de mineração, Xinwen Mining Group Co., sócia do Grupo Votorantim, querem participar da concorrência. O objetivo é que os complexos e companhia formem um grupo para participar do processo licitatório.
O secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária (Seinp), Roberto Benjamin, que liderou, na semana passada, uma missão empresarial à China, afirmou que o grupo entrará com a proposta assim que as regras da disputa licitatória forem divulgadas pela Secretaria Especial dos Portos (SEP) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Além do interesse na concessão do Porto Sul, a Xinwen Mining, por meio do Grupo Votorantim, também vai utilizar a estrutura do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul (Clips) para a exportação de minério de ferro. “Isso significa investimento, geração de emprego e renda. E, também, arrecadação de impostos para o governo em todos os seus níveis: federal, estadual e municipal”, afirmou Benjamin.
Outro objetivo da Xinwen é implantar na Bahia uma unidade de pelotização, indústria responsável por transformar minério bruto em concentrado, que dará maior valor agregado para o mineral explorado no Estado. A previsão é que a pelotizadora entre em operação em três anos. O diretor do Grupo Votorantim, Haroldo Fleischfresser, afirma que os chineses têm muito interesse no porto público de Ilhéus porque vai dinamizar as exportações dos seus produtos.