Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


05 de Março de 2013

DNIT prepara novo modelo de supervisão de obras

20210315030333_604ec07510a60.jpg

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou, na última sexta-feira (1), que está em fase de preparação de um novo modelo de supervisão das obras que executa em todo o País.

A princípio, a ideia é contratar supervisoras para ajudar a autarquia durante as fases de execução, trabalhos de restauração e pavimentação, assim como na hora de entrega da obra.

A medida é em resposta ao acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), publicado na última quinta-feira (28), que confirma a necessidade de melhorar a fiscalização dos serviços contratados.

O diretor geral do DNIT, Jorge Fraxe, afirmou que mesmo sem o reforço na supervisão, a autarquia devolveu aos cofres públicos aproximadamente R$ 21 milhões relativos a obras refeitas ou ajustadas no ano passado.

Além disso, problemas como erros de execução e atrasos resultaram no recebimento de R$ 1,5 milhão em multas e outras 40 notificações foram enviadas às contratadas por obras mal conduzidas.

Sendo assim, o novo modelo deve usar equipamentos específicos como FWD e Perfilóigrafo para medir o comportamento dos pavimentos antes do encerramento dos contratos com as construtoras e a emissão do Termo de Recebimento Definitivo.