Notícias
Setor da Construção
25 de Agosto de 2014
Dia Nacional da Construção Social em Salvador reúne cerca de 1,9 mil pessoas
Cerca de 1.900 pessoas participaram na manhã do último sábado (23) da oitava edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), no Sesi Itapagipe, em Salvador.
Organizado pelo Sinduscon-BA em parceria com o SESI, o evento é voltado para a integração e lazer dos trabalhadores do setor e seus familiares, através da oferta de atividades recreativas e serviços gratuitos.
A ação teve como tema “Família: o alicerce do que se constrói na vida”, e aconteceu simultaneamente em outras 36 cidades do país.
“O DNCS demonstra os esforços do setor em ir além da construção de empreendimentos, para se dedicar também às demandas sociais desses colaboradores”, declarou o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos, em seu discurso de abertura.
A cerimônia também contou com a participação do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. “Este é um projeto de contribuição inestimável para a qualidade de vida dos trabalhadores da construção”, elogiou o secretário.
Com o apoio dos 14 parceiros envolvidos na edição soteropolitana, 150 voluntários colaboraram na execução dos 4.335 atendimentos registrados.
A oferta de serviços compreendeu massoterapia, saúde bucal, além de corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, oficinas de artesanato e orientação nas relações de consumo.
A diversão ficou por conta de sorteios de brindes, apresentações artísticas, karaokês, copa de futebol de dedo, pesca-peixe, cama elástica e piscina de bolas para as crianças.
A ajudante de pedreiro Rosângela Brito (38) participou pela terceira vez do Dia Nacional da Construção Social. Ela aferiu pressão, mediu a glicemia, recebeu aconselhamento nutricional e até fez escovação dentária supervisionada por um dentista.
“Hoje pude receber orientações importantes para a minha saúde, que os médicos nunca teriam tempo de me explicar no consultório”, contou satisfeita.
Facilidades também na emissão da carteira de trabalho. É que um posto da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) estava no local.
A estudante Manuela Costa (15) achou melhor aproveitar a oportunidade. “Aqui não tem fila. É só entregar os documentos”, disse.
O soldador Jackson Santos (33) foi com o filho de sete anos, Jean, cortar o cabelo. “Vamos aproveitar todos os serviços”, antecipou, enquanto aguarda a chegada da cunhada e de outro filho. “Hoje é dia de diversão para toda a família”, brincou.
Entre os voluntários, o massoterapeuta Ray França explica a satisfação de ser colaborador no projeto.
“Através da minha massagem, ajudo a combater o stress de quem trabalha duro a semana inteira. É a minha forma de contribuição”, afirmou o profissional, com formação em Educação Física.