Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção

21 de Agosto de 2017

Dia Nacional da Construção Social anima trabalhadores e familiares

“O maior patrimônio de uma empresa são as pessoas são elas que pensam, desenvolvem soluções e inovam. Por isso, nada mais justo do que elaborar ações voltadas para capacitação, valorização e qualidade de vida do trabalhador, e é isso que queremos proporcionar com o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Desde o início dessa empreitada, em 2007, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), vem atuando de forma conjunta para estruturar o evento comemorativo em Salvador. É fato que temos de comemorar o sucesso das dez edições anteriores e, certamente, o de hoje, que tem como tema "Minhas Escolhas, Meu País" e visa resgatar valores que contribuam para a transformação do Brasil. O DNCS 2017 será um marco importante na história deste evento e deixará um legado e uma mensagem significativa para empresas e trabalhadores”, afirmou o presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Henrique Passos, em seu discurso na abertura do Dia Nacional da Construção Social, realizado na último sábado (19) no SESI de Itapagipe, em Salvador.
 
O superintendente do SESI-BA, Armando Neto prestigiou o evento e destacou a parceria da entidade com o setor e como isso tem contribuído para a redução de acidentes. “Temos uma parceria com o SINDUSCON-BA de muitos anos e esperamos que continue, pois estamos tendo resultados positivo. Recentemente, tivemos uma reunião em Brasília e pudemos observar que houve uma redução drástica no número de acidentes de trabalho no Brasil, e na Bahia, esta redução foi mais acentuada. Isso demonstra que nós estamos conseguindo alcançar nossos objetivos e esperamos que este número chegue a zero”.
 
Armando ainda apresentou os serviços oferecidos pelo SESI para os trabalhadores da indústria da construção civil e seus familiares. “O SESI disponibiliza cursos de capacitação profissional, treinamentos, educação para ensino médio, consultorias, além de educação, temos atendimento odontológico, saúde ocupacional e outros, tudo isso é gratuito e estão disponíveis em nossas unidades para vocês”. 
 
O presidente do SINTRACOM, José Ribeiro, também elogiou a ação e requisitou uma maior participação dos trabalhadores. “Nós temos que aderir a este projeto e cobrar mais dos nossos colaboradores que participem deste evento que foi pensado e criado para vocês trabalhadores”.
 
O DNCS é promovido anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio do Seconci-Brasil. Em Salvador, o evento foi realizado pelo SINDUSCON-BA e SESI-BA, com apoio da Gráfico Empreendimentos e dos sindicatos laborais, SINDITICCC e SINTRACOM.
 
Atividades Oferecidas
 
As entidades ofereceram inúmeros serviços gratuitos para os trabalhadores e seus familiares de: Aferição de Pressão Ocular, Orientação, Aplicação de Flúor e Escovação, Orientação Nutricional, Massoterapia, Orientação sobre DST’s e AIDS, Orientação sobre os programas do SESI, Educação Regular, Laboratório Móvel de Ciências e o Lego Robótica, Pintura facial para o público infantil, Piscina, Atração Circense e Oficina de Papel, Corte de Cabelo, Emissão de Carteira de Trabalho e Oficina do SENAI de “Conhecimentos Básicos em Hidráulica”. Além de Degustação do Café Santa Clara e Refresco Frisco e distribuição de lanches.
 
O ajudante de pedreiro, Alfredo Menezes, ressaltou que é a primeira vez que participa e garantiu que está muito feliz com a organização do evento. “Eu gostaria de agradecer o SINDUSCON-BA e o SESI por oferecer ao trabalhador da indústria da Construção Civil serviços de saúde, lazer e cidadania. No nosso dia a dia não temos tempo para cuidar da saúde e este evento está nos dando esta oportunidade. Espero que continue”, disse.
 
Avania Muniz veio acompanhar o marido que trabalha na construção civil e também  participou pela primeira vez do Dia Nacional da Construção Social. “Eu vim prestigiar este evento que valoriza os trabalhadores e seus familiares e pretendo voltar ano que vem. De todos os serviços oferecidos o que mais me chamou atenção foi o tapete da cidadania, porque nos ensina através do jogo, valores éticos e de gentileza que devemos aplicar no nosso dia a dia”, comunicou.