Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Notícias



Setor da Construção


25 de Abril de 2013

COP promove primeiro Diálogo Regional CBIC e TCU

20210315031515_604ec333ede8d.jpg

A Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC e o Sicepot-MG promoveram na última sexta-feira (19), em Belo Horizonte, o primeiro Diálogo Regional CBIC e TCU.

O auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU), André Pachioni Baeta, afirmou que os valores do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) são entendidos pelo órgão como referência e não como preços máximos.

Essa sinalização do Tribunal pode promover um avanço nos processos licitatórios, uma vez que a tabela atual do sistema é considerada desatualizada e pouco adaptada às realidades dos mercados regionais e às especificações de cada obra.

No Debate, que reuniu mais de 150 empresários, o item que mais gerou controvérsia foi justamente os critérios de preços no Sinapi.

No caso da mão de obra, por exemplo, o salário de engenheiro considerado em licitações fica em torno de R$ 10 mil, enquanto no mercado eles ultrapassam os R$ 15 mil. A

lém das obras pesadas de infraestrutura, o Sinapi é adotado pelo governo federal para incluir empreendimentos residenciais no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

Por isso, as discussões sobre os valores do sistema são de interesse também das empresas atuantes no setor de Construção Civil.

A qualidade de projetos básicos e o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) também foram debatidos.

O material sobre o evento está disponível no site da CBIC:  http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/dialogo-cbic-e-tcu-material-disponivel-no-site-da-cbic