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Notícias



Setor da Construção


24 de Setembro de 2012

Construtoras mudam estratégia de expansão geográfica e por renda

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As empresas de construção estão revendo as estratégias de expandir suas atuações geograficamente e para públicos de baixa renda. O tema foi debatido na conferência Lares (Latin American Real Estate Society), encerrada na última sexta-feira (21), em São Paulo.

A relação com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, foi exemplo citado por João Rocha Lima Jr, professor da Escola Politécnica da USP. Ele avalia que os resultados foram tão frustrantes nos últimos períodos que apenas pequenas e médias construtoras devem continuar se dedicando à faixa de baixa renda.

Emílio Fugazza, diretor de Relações com Investidores da Eztec, falou sobre a rápida expansão das empresas em direção a outras regiões do país, como Nordeste e Centro-Oeste. O executivo afirmou que as companhias não souberam avaliar custos, riscos e formas de gestão adequada dos empreendimentos feitos com novos parceiros, nessas regiões.

Ele ainda mostrou dados, em sua apresentação, que deram uma dimensão do crescimento do mercado de construção no país. As companhias abertas lançaram, em 2006, empreendimentos no valor de cerca de R$ 9 bilhões, montante que chegou a R$ 42 milhões em 2011.