Notícias
Setor da Construção
11 de Setembro de 2012
Construir Bahia é aberta nesta quarta-feira e espera atrair um público de 35 mil
Começa amanhã (12) a Construir Bahia 2012 – Feira Internacional da Construção, maior evento de negócios em construção do Nordeste. A feira será realizada simultaneamente, pelo segundo ano consecutivo, à Expo Máquinas e Equipamentos, no Centro de Convenções da Bahia, até sábado (15). A expectativa é reunir 35 mil visitantes e 300 expositores em quatro dias. Os dois eventos são organizados pela Fagga | GL exhibtions e promovidos pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), em parceria com a Associação Baiana das Empresas Locadoras de Máquinas e Equipamentos (ABELME) e Martins – Sistema Integrado.
A Construir Bahia e a Expo Máquinas e Equipamentos reúnem um público qualificado e são conhecidas pela geração de oportunidades de negócios entre diversos elos do setor da Construção Civil. Além dos expositores, as duas feiras contarão com uma ampla grade de eventos técnicos abertos a profissionais do setor. Em 2010, o PIB da construção na Bahia registrou alta de 14,6%. Em 2011 chegou a 6%. No primeiro semestre de 2012 saltou para 8,9%. No quesito venda de imóveis, de acordo com pesquisa realizada pela Ademi-BA, em 2011, o número de lançamentos imobiliários em Salvador foi de 12.944 unidades, sendo comercializadas 9.931 unidades. No período de janeiro a abril de 2012 foram lançadas 1.477 unidades e 3.034 vendidas.
Dentre os principais temas abordados na 12ª edição da Construir Bahia está a prática da sustentabilidade e a mecanização dos canteiros com a capacitação da mão de obra. O presidente do SINDUSCON-BA, Carlos Alberto Vieira Lima, destaca que além de proporcionar o surgimento de bons negócios, o evento também deve promover a valorização das “soluções sustentáveis que estão em prática e com resultados positivos. “Também vamos mostrar os avanços que conseguimos na mecanização de canteiros, com equipamentos mais adequados e compatíveis às exigências do mercado mundial e que são aplicáveis à realidade brasileira”, disse.
Para Arthur Vieira, presidente da ABELME, aliar a Exposição de Máquinas e Equipamentos à Construir Bahia é uma iniciativa que supre uma demanda do Nordeste. De acordo com ele, esta não é uma necessidade recente. “Há sinais claros de retomada de fôlego nas obras e nos investimentos. Mais que isso, urgência máxima em áreas estratégicas. A Expo Máquinas & Equipamentos vem num momento importante e com as características regionais que darão um impulso ainda mais forte do que tivemos no primeiro evento realizado em 2011”, destaca Arthur Vieira.